As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Novo número da Revista do Museu do Sabugal

Sabugal

Já está à venda o novo número da revista do Museu do Sabugal. Trata-se de uma publicação destinada a dar a conhecer trabalhos de investigação inéditos, abordando temas de história, arqueologia, etnografia, museologia ou áreas afins relativos ao concelho do Sabugal.
Esta regra tem sido pontualmente alvo de excepções, para a publicação de trabalhos que, embora fora do seu âmbito geográfico, estejam intimamente relacionados com o concelho.
O número 6, agora publicado, abre com uma sistematização das fíbulas encontradas no concelho até ao verão de 2014, de autoria de uma especialista do tema, Salete da Ponte, com o tema “Um núcleo diverso de fíbulas do concelho do Sabugal (Região do Alto Côa)”.
O artigo seguinte, da autoria de Marcos Osório, Arqueólogo da Câmara do Sabugal, resulta, em boa parte, das escavações realizadas no interior do castelo de Alfaiates. Aproveitando a oportunidade de dar a conhecer as novas informações obtidas, o autor traça um percurso histórico da fortificação ao longo dos tempos, com o tema “A longa história das estruturas defensivas de Alfaiates: Da Idade do Ferro às Invasões Francesas”.
O arqueólogo Paulo Pernadas, também da Câmara do Sabugal, responsável pelas escavações efectuadas no castelo de Vilar Maior, dá a conhecer os novos dados recolhidos relativos à antiga barbacã da fortaleza, com o tema “A barbacã esquecida do castelo de Vilar Maior: o passado e o presente da construção”.
Na sequência das referidas escavações, foi levado a cabo um trabalho de consolidação das ruínas encontradas no interior do castelo. A sua coordenadora, Vera Duarte, da Sabugal+ EM, expõe as diversas fases do trabalho e resultados mais relevantes, com o tema “Intervenção de conservação e restauro nas ruínas habitacionais no interior do castelo de Vilar Maior”.
Embora não se localizando no concelho, Monforte de Ribacôa é o tema do trabalho seguinte. A sua inclusão justifica-se pelo facto de ser uma localidade referida no tratado de Alcanizes, de grande importância para o Sabugal, e nunca ter sido alvo de estudo. Assim, Carlos d’ Abreu e Roman Hernandez apresentam “O Castelo de Monforte de Ribacôa Primeiras impressões arqueográficas de uma fortificação medieval leonesa”. Dentro da preocupação constante de dar a conhecer outros espaços museográficos do concelho, Jorge Torres, antropólogo e museólogo da Sabugal+ EM elaborou o trabalho “O Museu Etnográfico de Aldeia da Ponte”.
“O Projecto de Inventário do Património Religioso, Móvel e Imóvel, existente na Diocese da Guarda – metodologia e caracterização”  é o assunto desenvolvido por Joana Pereira, historiadora de arte da diocese da Guarda.
Por último, apresenta-se a listagem de Publicações recebidas por oferta ou permuta com a Sabucale, compilação de Carla Augusto.

Notícias Relacionadas