Homenagens e condecorações marcam Dia do Concelho

Sabugal

O Dia do Concelho é “um momento de celebração da nossa História, um momento para enaltecer o legado dos que nos precederam. Todos devemos muito a muitos, tantos foram os que, começando com D. Dinis, se esforçaram em dar vida a este vasto concelho”, disse o presidente da Câmara do Sabugal, na sessão solene do Dia do Concelho, que decorreu no Auditório Municipal, no dia 10 de Novembro.
No dia em que se assinalaram 727 anos da confirmação do foral do Sabugal e de Vilar Maior, por D. Dinis, em 1296, Vítor Proença destacou os homenageados “Doutora Natália Correia Guedes e o Tenente-Coronel Orlindo Pereira”, lembrando que “cada um, ao longo da sua vida e nas diferentes funções e cargos que ocupou, contribuiu para o engrandecimento e a dignificação do Município do Sabugal”. Na sessão solene foram condecorados os trabalhadores da autarquia com 15, 25 e 35 anos de serviço efectivo no Município e atribuídos votos de louvor a trabalhadores aposentados.
O Presidente da Câmara Municipal destacou a colaboração dos trabalhadores da autarquia em prol do desenvolvimento do concelho. E acrescentou: “Valorizamos os nossos recursos humanos, é com eles que construímos, no presente, o futuro dos nossos netos”.
“Evocamos também hoje as nossas raízes, as nossas tradições, a nossa cultura, os nossos patrimónios; é tudo isso que nos dá identidade, que nos dá sentido de pertença, que nos faz sentir – com muito orgulho – sabugalenses”, disse Vitor Proença.
O Dia do Concelho começou junto dos Paços do Concelho com o hastear das bandeiras, ao som do Hino Nacional interpretado por professores e alunos da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte/Polo do Ensino Articulado do Sabugal e com Guarda de Honra formada por elementos das Corporações das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito.
Seguiu-se, no Auditório Municipal, a assinatura do protocolo de cedência entre o Município do Sabugal e a VVD – Produtora de Energia Renovável de Valverdinho, S.A., que Vitor Proença considerou como um “enorme investimento que é testemunho da nossa atractividade”.

Notícias Relacionadas