Festival ‘Sons do Côa’ vai homenagear Manuel António Pina

Sabugal

A 2ª edição do Festival ‘Sons do Côa‘ decorre de 8 a 29 de Outubro, em várias localidades do concelho do Sabugal e vai homenagear o poeta Manuel António Pina. A iniciativa é promovida pelo Município do Sabugal e pela Associação Cultural Oito Ecos e tem o apoio Antena 2.
Sob a direcção artística de João Andrade Nunes e desenhado para o concelho do Sabugal, o Festival ‘Sons do Côa’ é um projecto musical ecléctico, intergeracional e descentralizado, onde os mais variados estilos e épocas musicais são colocados em diálogo com a identidade e o património cultural autóctone.
Em comunicado, a autarquia do Sabugal explica que “depois do êxito que a sua 1ª edição granjeou, observando uma lógica de descentralização, ao longo do mês de Outubro, em alguns dos mais emblemáticos locais do concelho, voltarão a ter lugar concertos que garantem uma grande diversidade, entre a intimidade da música de câmara e o brilho da música orquestral”.
A 2ª edição do Festival ‘Sons do Côa’ integra um concerto inteiramente dedicado à poesia portuguesa da segunda metade do século XX, no âmbito do qual se homenageará o sabugalense Manuel António Pina, poeta incontornável no arquivo vivo da literatura em língua portuguesa.
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Soito recebe no dia 8 de Outubro, às 16.00 horas o concerto ‘O Sagrado Musical no Barroco Europeu”, Ensemble São Tomás de Aquino, com direcção musical de João Andrade Nunes.
A iniciativa prossegue no dia 15 Outubro, às 16.00 horas, no Auditório do Centro Cívico dos Fóios com ‘Homens errados e loucos’ – Modinhas luso-brasileiras, por Cantos do Sabiá.
Fantasias, de Inês Andrade, sobe ao palco da Casa da Música da Bendada, no dia 22 Outubro, pelas 16.00 horas.
O Festival termina no dia 29 de Outubro, às 16.00 horas, no Auditório Municipal do Sabugal, com ‘A música tem olhos fulgurantes’, com o Ensemble São Tomás de Aquino, com Direcção musical de Maria de Fátima Nunes.

Notícias Relacionadas