‘Festival Primavera na Serra da Malcata’ envolveu comunidades de Malcata e Meimão

Sabugal

A partir de actividades ligadas à fruição da natureza, às artes e à cultura popular, a edição deste ano do ‘Festival Primavera na Serra da Malcata’ ofereceu aos participantes uma sessão de observação de aves, conduzida por Ricardo Brandão (CERVAS – Gouveia), acções de educação ambiental para os mais novos, um passeio de ebike, demonstrações de saber fazer tradicional, momentos musicais, e uma caminhada primaveril interpretativa dos sabores e saberes de outrora.
O programa foi pensado para ser desfrutado com as comunidades das povoações de Malcata e Meimão, num exercício de aproximação às comunidades que, tendo em consideração os princípios do turismo de base comunitária, tentou estar virado para a comunidade local, envolvendo-a activamente nas etapas de planeamento e execução, com o objectivo futuro de beneficiar a região e promover o desenvolvimento sustentável.
A programação de 2024 mostrou um diversificado leque de actividades que pretenderam, sobretudo, promover e dar a conhecer o vasto património natural e cultural associado à Serra da Malcata e às comunidades das povoações que melhor conhecem e vivem este lugar especial, um território partilhado pelos Municípios do Sabugal e Penamacor que tem vindo a crescer do ponto de vista do seu aproveitamento como destino de turismo natureza.
O evento foi acompanhado pelo grupo Urban Sketchers de Castelo Branco, um trabalho que vai resultar numa exposição colectiva itinerante.
O ‘Festival Primavera na Serra da Malcata’ foi promovido pelos municípios do Sabugal e de Penamacor e decorreu de 21 a 24 de Março.

Notícias Relacionadas