Iniciativa começa no dia 1 de Julho
O ‘CÔA – Corredor das Artes’, festival de arte na paisagem, vai decorrer em Julho no Grande Vale do Côa, sendo o Sabugal o primeiro concelho a acolher o evento, de 1 a 4 de Julho, no espaço ‘Entre Pontes’ e em Vilar Maior.
O Município do Sabugal é parceiro da Rewilding Portugal, organizadora do evento, que vai ter lugar no Sabugal, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Vila Nova de Foz Côa.
No dia 1 de Julho, sábado, realiza-se no Sabugal a cerimónia de abertura, seguida de uma mostra de cinema ambiental e de demais actividades no recinto do Festival, onde vai estar uma das peças de arte na paisagem desenvolvidas em residência artística por Rumen Dimitrov. O programa do primeiro dia inclui um showcooking, actividade física, oficina e concerto comentado de viola campaniça, espectáculo de dança e concertos do projecto Raia, LaBaq, Manuel João Vieira e Bom Beijo.
No dia 2 de Julho, está marcado um passeio fotográfico na área rewilding do Vale Carapito, em Vilar Maior, onde também se vai conhecer a obra de outro dos artistas em residência artística, Marcelo Moscheta. No recinto do Festival a programação sucede com uma aula de actividade física, oficina de teatro infantil, espectáculo de teatro vertical e concertos de José Bonifácio e das Tresmoças, encerrando o domingo com a peça ‘Guarda-Tempos’.
Ao longo do fim-de-semana, o ‘CÔA – Corredor das Artes’ vai ter em permanência uma feira de produtos locais, zona de restauração, bem como um espaço infantil com insufláveis e outras valências para os mais novos.
O Festival integra, ainda, na segunda-feira, dia 3 de Julho, uma caminhada interpretativa sobre o património histórico de Vilar Maior e no dia seguinte uma caminhada pelos Meandros do Côa.
Todos os concertos são gratuitos, assim como a entrada no recinto, mas as restantes actividades são pagas e carecem de inscrição, estando os bilhetes à venda nas redes sociais do Festival ‘CÔA – Corredor das Artes’ e no seu EventBrite.
Recorde-se que, em 2022, a Câmara Municipal do Sabugal e a Rewilding Portugal assinaram um protocolo de cooperação, com o objectivo de promover um trabalho de parceria em diversas iniciativas relacionadas com a protecção da natureza, restauro ecológico e educação ambiental no concelho do Sabugal, incluindo o desenvolvimento de uma economia sustentável baseada na natureza.
Depois do Sabugal o Festival continua em Almeida (5 a 10 de Julho), Figueira de Castelo Rodrigo (11 a 16 de Julho), Pinhel (17 a 23 de Julho) e Vila Nova de Foz Côa (24 a 30 de Julho).
A organização explica que “ao longo de cada um dos cinco fins-de-semana, o festival conta com diversos espectáculos de música, dança, teatro, circo contemporâneo, arte de rua, ‘showcooking’, vídeoperformance, magia e muito mais”.