Espectáculo ‘Cabrália 16º Sul, 39º Oeste’ no Castelo do Sabugal

Sabugal

O espectáculo ‘Cabrália 16º Sul, 39º Oeste’ vai ser apresentado este sábado, 9 de Julho, pelas 21.30 horas, no Castelo do Sabugal. Trata-se de um projecto artístico da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral, em parceria com o grupo Aquilo Teatro, o Grupo de Bombos do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Souto da Casa e o Projeto Jump.
Integrado no Festival Culturas das Beiras, ‘Cabrália 16º Sul, 39º Oeste’ é um espectáculo multidisciplinar centrado na figura do navegador Pedro Álvares Cabral e no período histórico em que ocorre o achamento do Brasil. Todos os quadros evocados seguem uma ordem cronológica e pretendem centrar a atenção dos espectadores numa sequência narrativa que salienta momentos históricos, mas também populares, de forte emotividade.
Centrado na música, o espectáculo é enriquecido por momentos teatrais, efeitos sonoros inesperados e projecção de imagens animadas. Um narrador vai comentando alguns dos quadros da história, a partir de textos de Dário Gonçalves. Algumas canções têm texto deste escritor de Belmonte, mas também se ouvem textos de Fernando Pessoa e de Pêro Vaz de Caminha.
A música, composta por Hélder Filipe Gonçalves, tenta não só evocar as sonoridades da época, como também trazer actualidade às sonoridades musicais apresentadas. Elementos musicais mais atonais, assim como outros que usam compassos mistos, têm não só o propósito de mostrar como evolui a narrativa como também levar os jovens músicos a ficarem familiarizados com outros recursos menos usuais.
O Festival Cultural das Beiras é um projecto de programação cultural em rede constituído pelos Municípios de Sabugal, Belmonte, Covilhã, Fundão e Guarda, co-financiado pelo Centro2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Notícias Relacionadas