Iniciativa da Câmara Municipal do Sabugal
O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), em Lisboa, acolhe, no dia 21 de Março, pelas 10.00 horas, a primeira acção dos Encontros da Diáspora Sabugalense, promovidos pela Câmara Municipal do Sabugal. Seguem-se mais duas acções, uma em Paris, França, no dia 23 de Maio, e outra no Sabugal, no dia 8 de Agosto. Os encontros são organizados pela autarquia do Sabugal e segundo o seu presidente, António Robalo, visam sensibilizar os elementos da diáspora nacional e internacional sobre “as mais-valias do território, para olharem para o território de outra forma e perceberem aquilo que é hoje o concelho do Sabugal”.
Os encontros deverão contar com intervenções dos mais destacados sabugalenses de modo a definir estratégias de visibilidade do concelho, dos seus produtos e saberes, de atracção de turismo, investimento e residentes.
De acordo com a autarquia, os encontros “assumir-se-ão como pilares para a criação efectiva da Rede Sabugal Primus, que se pode constituir como estrutura associativa, com respectivos órgãos de gestão e com um Conselho Consultivo”. A Rede Sabugal Primus deverá ser promovida pela Câmara do Sabugal junto da diáspora nacional e internacional, de pessoas com ligações familiares, comerciais, culturais, científicas ou de afectividade ao concelho. “As pessoas que constituem a rede devem ser referências nas comunidades onde se inserem, sendo assim reconhecido o seu mérito profissional, associativo, social, académico, cultural ou de divulgação e valorização do concelho, dos seus produtos e amenidades”, indica a autarquia.
A Câmara Municipal do Sabugal está convicta de que este projecto criará uma rede de influência e de fomento da visibilidade e atractividade do concelho, promovendo o investimento industrial, agrícola, turístico e cultural. Para a realização dos primeiros encontros, o presidente da Câmara Municipal do Sabugal enviou um ofício às Juntas de Freguesia e às várias entidades concelhias a pedir “os nomes e os endereços das pessoas de referência”, para serem convidadas para marcarem presença nas sessões.
O projecto dos Encontros da Diáspora Sabugalense está inserido nas acções do Plano Estratégico do Sabugal, que foi aprovado pela Assembleia Municipal e que vai vigorar até 2025.