Confraria dos Amigos da Capeia Arraiana entronizou primeiros confrades

Sabugal

A entronização dos primeiros 68 confrades da Confraria dos Amigos da Capeia Arraiana aconteceu durante o I Capítulo que decorreu no dia 30 de Março, em Aldeia da Ponte e Aldeia do Bispo, no concelho do Sabugal. A entronização foi apadrinhada pela Confraria do Bucho Raiano, do concelho do Sabugal, e a Irmandade dos Romeiros de São Martinho, Cavaleiros da Tradição de Portugal, da Golegã.
A recepção aos participantes foi feita no Centro Interpretativo da Capeia Arraiana, em Aldeia da Ponte, onde foi servido o Raiano de Honra e o pequeno almoço de boas vindas.
A cerimónia de entronização teve lugar na Igreja Matriz de Aldeia da Ponte, onde foram benzidas as insígnias, pelo Padre Américo Barroca. Houve intervenções do Grão-Mestre, do Chanceler e do Presidente da Câmara do Sabugal, Vítor Proença. A Oração de Sapiência sobre “Capeia: U desígnio raiano” foi proferida pelo investigador da Raia Francisco Pires Manso. Seguiu-se o Juramento dos primeiros confrades da Confraria dos Amigos da Capeia Arraiana e a foto de família.
Os participantes seguiram depois para Aldeia do Bispo, passando pelos Forcalhos, passando pela chamada rotunda de quatro caminhos, na qual está previsto instalar, no mês de Agosto, a Cápsula do Tempo, a abrir em 2050.
Em Aldeia do Bispo foi servido o almoço, com o serviço da Casa da Esquila, do Casteleiro, constando de pratos típicos das Terras do Forcão, em ambiente de capeia, acompanhado pelo vinho Escorna Bois, da Adega Cooperativa de Freixo de Numão, Foz Côa.
Esta iniciativa contou com a presença de mais de 15 confrarias e 150 participantes.
A Confraria dos Amigos da Capeia Arraiana é uma instituição sem fins lucrativos que pretende promover a Capeia Arraiana, tendo, entre outras iniciativas, a realização de exposições, visitas de estudo, convívios de carácter social, formativo e cultural, edição de textos, monografias, estudos e demais trabalhos sobre a Capeia Arraiana e o concelho do Sabugal.

Notícias Relacionadas