O «Restaurante Robalo», localizado no Largo do Cinema, n.º4, na cidade do Sabugal, que está aberto desde o dia 1 de Julho de 1997, serve pratos de cabrito e de borrego, que têm fama no país e no estrangeiro. “O cabrito e o borrego na brasa são os pratos mais fortes da casa”, disse ao Jornal A Guarda o proprietário e cozinheiro João Robalo.
O restaurante serve diariamente cabrito e borrego e também o bacalhau e a costeleta de vitela. “Vem muita gente de propósito ao Sabugal, de vários pontos do país, e muitos espanhóis, para comerem o cabrito, o borrego, o bacalhau e a costeleta de vitela”, assegurou, indicando que os espanhóis “vêm cada vez mais. Tenho até clientes de Madrid que vêm propositadamente para comerem bacalhau na brasa”. “As pessoas, depois de conhecerem a nossa casa transmitem a mensagem de boca a boca”, disse, sublinhando que o cabrito e o borrego são os pratos “mais afamados” do restaurante. De acordo com o empresário, o restaurante é procurado durante todo o ano, mas a clientela aumenta nas épocas do Carnaval e da Páscoa e no mês de Agosto, quando o concelho do Sabugal acolhe muitos emigrantes e também turistas nacionais e estrangeiros.
O «Restaurante Robalo» assa o cabrito e o borrego na brasa, só temperado com sal. “Quando vai à mesa, vai acompanhado com um molho especial da casa, mas só põe quem quer. Servimos com batata frita e, por vezes, com acompanhamento de arroz de miúdos e batata a murro. Na época de Inverno, é sempre acompanhado com salada de meruje”, explicou João Robalo. Nas sobremesas, o restaurante destaca-se por servir arroz doce – que é considerado “o ex-libris da casa” -, farófias, papas de milho e aletria, entre outras.
João Robalo lembra que antes de a Câmara Municipal do Sabugal apostar nos Roteiros Gastronómicos “já nós fazíamos aqui esse roteiro, todos os anos, para evidenciarmos o bucho com a batata cozida e os grelos de nabo, além dos outros pratos”. O «Restaurante Robalo» está aberto diariamente, excepto na noite de domingo, e serve refeições que custam entre 17 a 20 euros por pessoa. Recebeu o Diploma de Distinção da Panela ao Lume (secção de gastronomia de O Comércio do Porto) por ter servido um dos 10 melhores pratos de “cabrito assado na brasa”.