Capeias Arraianas em 13 localidades do concelho

Sabugal

O município do Sabugal divulgou o calendário das Capeias Arraianas para este ano. Nos meses de Julho e Agosto, esta tradição secular vai passar por 13 localidades do concelho. Quadrazais, no dia 30 de Julho, é a primeira localidade a receber a Capeia. Seguem-se as localidades de Lageosa (6 de Agosto), Soito (8 de Agosto), Rebolosa (9 de Agosto), Aldeia do Bispo (14 de Agosto), Nave (14 de Agosto), Aldeia da Ponte (15 de Agosto), Ozendo (16 de Agosto), Vale de Espinho (16 de Agosto), Alfaiates (17 de Agosto), Forcalhos (21 de Agosto), Fóios (22 de Agosto) e Aldeia Velha (25 de Agosto). O Festival ‘Ó Forcão Rapazes” será no dia 19 de Agosto, em Aldeia da Ponte.
O Presidenta da Câmara do Sabugal refere que “a Capeia é a mais identitária das expressões da nossa cultura, das nossas tradições, em especial da raia sabugalense”. Vítor Proença acrescenta: “Não é um espectáculo! É vida, é festa, é adrenalina, é convívio, são raízes que nos prendem forte à terra que nos viu nascer e aonde se regressa”.
O autarca explica: “A galhardia dos cavaleiros nos encerros, a valentia dos que enfrentam o ‘boi da prova’, a afirmação pública dos mordomos a ‘pedir a praça’ e a esperar o primeiro touro da tarde, as expectativas do público a cada novo touro que sai, a canalha que se afoita no bezerro, a nostalgia da festa que termina no desencerro… é isto a Capeia, terreno de paixões, de fortes emoções e de sentimentos que ano após ano se repete”.

Notícias Relacionadas