Capeia Arraiana distinguida na iniciativa ‘Portugal Imaterial – A Festa’

Sabugal

O município do Sabugal recebeu a distinção relativa à Capeia Arraiana, na iniciativa ‘Portugal Imaterial – A Festa’, que decorreu de 20 a 22 de Outubro, no Museu Nacional do Traje, em Lisboa. O evento foi organizado pela Direcção-Geral do Património Cultural e envolveu membros da Rede Nacional do Património Cultural Imaterial e dinamizadores de dezenas de manifestações inscritas no INPCI, incluindo uma programação repleta de actividades, celebração da diversidade cultural, da criatividade e da sustentabilidade através do Património Cultural Imaterial, pretendendo-se assim promover a sua salvaguarda, valorização e divulgação.
A cerimónia de distinção das respectivas manifestações realizou-se no dia 22 de Outubro e contou com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, e da Subdirectora-Geral da Direcção-Geral do Património Cultural, Rita Jerónimo.
A distinção relativa à Capeia Arraiana foi recebida por Norberto Manso, em representação do Município do Sabugal.
A autarquia refere que “este foi mais um momento de afirmação da Capeia, a mais identitária das expressões da nossa cultura, das nossas tradições, em especial da raia sabugalense”.
Recorde-se que a Capeia Arraiana está registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, desde 2011.
A Capeia Arraiana é uma manifestação tauromáquica específica de algumas povoações do concelho do Sabugal próximas da fronteira com Espanha, que se caracteriza e singulariza das demais formas populares de manifestações tauromáquicas, pelo facto de a lide do touro bravo ser efectuada colectivamente, com o recurso do Forcão. Esta tradição é realizada, habitualmente em Agosto, em associação com a festa de cada comunidade, e, regra geral, tem lugar no largo principal da aldeia. Para além da Capeia propriamente dita, isto é a lide do touro com o Forcão, constituem componentes públicas da prática o Encerro e o Boi da prova, que precedem a Capeia, e o Desencerro, com o qual ela termina.

Notícias Relacionadas