As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Câmara investe 500 mil euros para redução de perdas no abastecimento de água

Sabugal

A Câmara Municipal do Sabugal está a implementar medidas para reduzir os 60% de perdas verificadas actualmente na rede e consequente sustentabilidade nos sistemas de distribuição de água no concelho, nomeadamente nas freguesias em que estas situações são mais críticas.
Com um investimento global de cerca de 500 mil euros, com uma comparticipação do Fundo de Coesão de aproximadamente 400 mil euros, aprovado no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência do Uso de Recursos (POSEUR), esta empreitada foi executada em Quadrazais, com a substituição parcial da rede de abastecimento de água.
Foram, também, criadas 30 zonas de medição e controlo e implementação de telegestão nas localidades de Quadrazais, Vale de Espinho, Aldeia da Ponte, Fóios, Lageosa, Sabugal, Nave e Santo Estevão, devidamente identificadas pelos serviços como prioritárias face à criticidade do nível de perdas de água.
A autarquia explica que “esta rede de distribuição, através da substituição para um sistema mais adequado e fiável, permite um aumento da qualidade da água fornecida, bem como uma poupança para as entidades gestoras e clientes”. E acrescenta: “Com as zonas de medição e controlo e implementação de telegestão em determinadas zonas estratégicas da rede, objectiva-se uma monitorização mais eficiente e continua, que permite, em tempo real, incorporar numa plataforma um conjunto de informações de funcionamento da respectiva rede de abastecimento”.
O Município do Sabugal pretende, assim, uma utilização mais eficiente e responsável do recurso água, promovendo uma gestão eficiente do ciclo urbano da água.
Neste âmbito, e sob o mote ‘Poupe água hoje para ter amanhã. Não gaste mais do que precisa’, a Câmara Municipal do Sabugal associou-se, igualmente, à Águas do Vale do Tejo na divulgação de uma campanha de sensibilização que apela à mudança de comportamentos, que incentiva à poupança e ao uso racional da água, apresentando-a como um recurso valioso e limitado.
A campanha apresenta dez normas para ajudar a fazer um uso eficiente da água: reutilize sempre que puder; tome duches rápidos; lave os dentes ou as mãos com a torneira fechada; não deixe a água a correr enquanto faz a barba; faça meia descarga do autoclismo; use as máquinas de lavar roupa e louça com a carga máxima; conserte fugas na canalização; não desperdice água durante a rega; não lave o carro com a mangueira; utilize um balde com água para lavar o seu quintal.
A campanha recorda que Portugal enfrenta uma situação de seca severa. Sendo a água um recurso essencial à vida, é urgente poupar e reutilizar muito mais. Lembra também que “todos juntos e com pequenos gestos, podemos poupar milhares de litros de água, que são essenciais para usar ou reutilizar para outros fins.
A sensibilização para o uso eficiente da água é uma vertente das acções e iniciativas dirigidas à população em geral e aos mais jovens em particular, no sentido de lhes transmitir os valores associados às boas práticas que potenciam a sustentabilidade ambiental e económica com reflexos positivos e evidentes na qualidade de vida dos cidadãos.

Ler também:  Sabugal - Naturcôa aposta na valorização da natureza, da imagem e do património local

 

Notícias Relacionadas