Acções de educação ambiental dedicadas aos “animais selvagens do Sabugal’

Sabugal

A Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca – Colégio da Cerdeira e a Santa Casa da Misericórdia do Sabugal receberam, no dia 31 de Março, acções de educação ambiental alusivas ao tema ‘Os animais selvagens do Sabugal’, no âmbito do protocolo estabelecido entre o Município do Sabugal e o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.
No Colégio da Cerdeira, a acção começou com a devolução à natureza de uma Águia-d’asa-redonda (Buteo buteo), baptizada com o nome Cerdeira, a qual tinha sido recuperada no CERVAS. Um momento importante de sensibilização, não só pelo carácter educativo, mas também pelo simbolismo associado à ocasião. Após a devolução, seguiram-se cinco sessões de educação ambiental, onde os mais novos puderam conhecer mais sobre os animais selvagens do concelho do Sabugal.
Esta iniciativa continuou no Centro de Actividades de Tempos Livres da Santa Casa da Misericórdia do Sabugal, com muita interacção e plena de questões por parte dos pequenos participantes, sendo que nenhuma pergunta ficou por responder.
Ricardo Brandão, coordenador e médico veterinário no Centro de Ecologia Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, e Laura Ferreira, bióloga deste Centro com sede em Gouveia, foram os responsáveis pela dinamização das actividades.
O CERVAS tem como principal função receber e tratar animais selvagens que, por diferentes razões, necessitem de cuidados veterinários. Durante as sessões foi notória a importância da conservação das várias espécies de animais selvagens, garantindo o equilíbrio e bom funcionamento das cadeias tróficas, gerando, como consequência, habitats mais ricos e bio diversos.
Numa altura em que o património natural surge, cada vez mais, como um activo de alta importância para os territórios do interior, o Município do Sabugal prossegue a sua estratégia de valorização deste património junto das escolas do concelho, onde os ensinamentos do presente poderão moldar os pensamentos do futuro.

Notícias Relacionadas