Este ano, as Capeias Arraianas vão contar com a presença de uma unidade móvel com equipa médica, apoiada pelos Bombeiros Voluntários.
O assunto da segurança nas Capeias foi tema da reunião realizada dia 18 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Sabugal, na qual estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, o Comandante do Posto da GNR do Soito, Carlos dos Santos, o Coordenador da Proteção Civil Municipal, Alberto Barata, e os Presidentes e Representantes das Mordomias/Freguesias onde se realizam Capeias.
No encontro foram abordados temas relacionados com a melhoria da segurança e assistência nas Capeias, nomeadamente médica, pelo que, este ano, uma unidade móvel com equipa médica, apoiada pelos Bombeiros Voluntários, passa a estar presente nas Capeias.
A autarquia dá conta de que a reunião serviu para “debate e partilha de boas práticas em prol da valorização e preservação daquela que é a mais identitária das expressões da nossa cultura, das nossas tradições, em especial da raia sabugalense, a Capeia, registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, desde 2011”.
A Comissão Municipal de Proteção Civil, com a participação de Representantes do Município do Sabugal, Serviço Municipal de Proteção Civil, Agrupamento de Escolas do Sabugal, Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito, GNR da Guarda, Sabugal, Soito e Vilar Formoso, também tinha reunido, no dia 16 de Julho, com o objectivo de debater alguns aspectos relacionados com questões de segurança. Nessa sessão de trabalho foi discutido o Plano de Segurança referente às Capeias, bem como apresentado o Programa ‘Aldeias Seguras Pessoas Seguras’ (2024) e o Plano de Coordenação da 85.ª Volta a Portugal, que tem passagem pelo concelho a 28 de Julho.