A Capeia Arraiana, manifestação tauromáquica específica de algumas povoações do concelho do Sabugal que tem a lide do touro bravo com o recurso do forcão, encontra-se em processo de Consulta Pública de revisão do registo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Actualmente, a prática da Capeia Arraiana tem lugar, de forma regular, em 11 das 30 freguesias do concelho do Sabugal: Aldeia da Ponte, Aldeia do Bispo, Aldeia Velha,
Alfaiates, Fóios, Nave, Quadrazais (em Quadrazais, sede de freguesia, e no lugar de Ozendo), Rebolosa, Soito, Vale de Espinho, e União das freguesias de Lajeosa e Forcalhos.
Nas sedes de freguesia de Rendo e Vila Boa deixou de se realizar a Capeia, mas a tradição continua a ter uma importante presença na memória colectiva destas comunidades.
Têm acesso à Capeia, para assistirem à sua realização, e por vezes também para nela
participarem, não apenas os naturais da povoação, mas também as pessoas das aldeias
vizinhas, de outros concelhos, e muitos espanhóis, sobretudo da zona da raia, onde não existe tradição da corrida do touro com Forcão. A Capeia constitui o mais forte elo de ligação entre os naturais de cada comunidade, não apenas os residentes, mas também os que emigraram para o estrangeiro e os que residem em território nacional, longe da sua terra, e que aí regressam para assistirem e participarem na Capeia. Esta tradição, constitui, em cada comunidade, a prática popular que envolve a participação de mais gente, e é também aquela que mais forasteiros atrai a esse local.
Tradição enraizada na população, a Capeia é realizada todos os anos, sendo organizada pelos Mordomos nomeados no ano anterior, num rito de passagem por princípio destinado apenas aos rapazes solteiros.
Toda a comunidade participa na Capeia, na organização, na logística, na montagem da praça, na feitura das calampeiras (lugares cimeiros que envolvem o côrro onde se realizam as Capeias, nos quais a assistência toma lugar), ou simplesmente para assistir.
Tradicionalmente as Capeias realizam-se nas praças centrais das aldeias. Com o crescimento urbano, algumas freguesias criaram recintos fechados próprios para a realização da Capeia, e duas freguesias do concelho construíram mesmo praças de touros. É o caso de Aldeia da Ponte (praça construída pela Associação dos Amigos de Aldeia da Ponte), e do Soito (Casa da Juventude, Desporto, Cultura e Lazer do Soito, que inclui, presentemente uma escola de equitação e um picadeiro e uma Praça Municipal de Touros).
Os interessados em participar neste processo de consulta pública podem apresentar os seus contributos e sugestões até ao dia 11 de Outubro de 2024.