Vilar Formoso | Almeida
A fuga de milhares de judeus, que viviam na Europa, através da fronteira de Vilar Formoso vai ser reconstituída, nos dias 18 e 19 de Maio, em Vilar Formoso, concelho de Almeida.
Aristides de Sousa Mendes, Cônsul português em Bordéus, assinou 30 mil vistos para salvar pessoas do Holocausto nazi, contrariando as ordens do governo de Salazar.
“Setembro de 1939 – A defesa de Varsóvia” é a representação que durante dois dias terá como cenário o Largo da Estação – junto ao Polo Museológico “Vilar Formoso Fronteira da Paz- Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes”. Passados 80 anos do gesto do Cônsul português em Bordéus, os ecos da sua acção continuam a fazer-se ouvir.
Faz parte do programa a visita oficial às exposições “Polónia 1939 -1947- O preço da honra” e “Os polacos em Portugal nos anos 1940 – 1945”, patentes no Turismo de Vilar Formoso, a presentação “Setembro 1939 – A defesa de Varsóvia” e a representação “Vilar Formoso – O caminho da liberdade e da esperança”.
Esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Almeida e Junta de Freguesia de Vilar Formoso, conta com a colaboração do Ayuntamineto de Fuentes de Oñoro, as Embaixadas da República da Polónia em Portugal e Espanha, a associação Socio Cultural “Tierras de Piedra” e a Associação Histórico Cultural “Poland First to fight”.