Quinta da Vineadouro lança branco de edição especial

> Região > Quinta da Vineadouro lança branco de edição especial
Jornal A Guarda

Numão – Vila Nova de Foz Côa

A Quinta da Vineadouro, localizada em Numão, Vila Nova de Foz Côa, acaba de colocar no mercado o Vineadouro Special Edition 2021, um vinho branco muito especial feito com as melhores uvas das várias parcelas do produtor, situadas a uma altitude entre os 450 e 550 metros com solos xistentos e ricos em minerais, onde predominam as castas Rabigato, Gouveio e Síria num blend ímpar de frescura e acidez. Em termos de ano climático, 2021 registou um Verão atípico de temperaturas abaixo da média, que provocaram atrasos no ciclo vegetativo da videira. Em Setembro, a precipitação foi mais elevada do que o habitual, exigindo uma redobrada atenção no momento de colheita e uma criteriosa escolha das uvas em estado óptimo de maturação.
Apesar do ano desafiante, o resultado é um vinho com aromas frescos e citrinos que se vai revelando ao longo do tempo. É no palato que melhor se expressa o seu carácter, com uma acidez intensa e uma frescura persistente que se prolonga no fim de prova, sobressaindo a harmonia do conjunto. Trata-se de um vinho gastronómico, especialmente adequado para saladas, marisco e, em particular, pratos de peixe assado ou grelhado.
O Vineadouro Special Edition 2021 é o típico branco de guarda com longevidade superior a 10 anos se devidamente armazenado e comprovou recentemente todo o seu potencial ao conquistar uma medalha de ouro no Concurso de Vinhos do Douro Superior. Esta é uma edição limitada de apenas 2.000 garrafas numeradas, com um PVP de 21 euros e encontra-se disponível na loja online do produtor e em diversas garrafeiras.

Últimas notícias

24 de Maio, 2024
A imprensa regional é parceira e peça chave do desenvolvimento local
24 de Maio, 2024
Jornadas Diocesanas da Pastoral Social dedicadas à sustentabilidade das instituições
23 de Maio, 2024
Figueira de Castelo Rodrigo – Encontro de Professores Aposentados do Distrito da Guarda
23 de Maio, 2024
Seia – Jornadas de Museologia nas Misericórdias
23 de Maio, 2024
Manteigas – Luís Tavares e Emília Barbeira vencem Prémio Dr. João Isabel

Notícias Relacionadas