Avelãs da Ribeira | Guarda
No âmbito do projecto “Promoção e Valorização dos Azeites de Montanha” vai decorrer a IV Sessão de demonstração em Olival, no dia 14 de Fevereiro de 2019, em Avelãs da Ribeira, concelho da Guarda. Além de uma explicação mais detalhada sobre o projecto, serão abordadas temáticas como a Poda do Olival Tradicional e a Fertilização do Olival de Montanha.
A participação é gratuita, mas carece de inscrição e está aberta a todos os olivicultores.
O projecto “Promoção e Valorização dos Azeites de Montanha” é uma iniciativa do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) em parceria com o Instituto Politécnico da Guarda, a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) e o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBPBI), co-financiado pelo Portugal 2020, Centro2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O projecto pretende desenvolver um conjunto de acções vocacionadas a capitalizar o conhecimento produzido pelo IPCB e IPG em torno da valorização económica dos “Azeites de Montanha”, para reforçar o posicionamento das empresas da fileira, através da adopção das melhores práticas e de processos inovadores que concorram para a produção de azeites altamente diferenciáveis pela sua qualidade e que potencializem distintas características organolépticas dos azeites de montanha (resultantes das diferentes cultivares de oliveiras e das condições edafoclimáticas da região) com vista a aumentar ainda mais o seu potencial de transacção e exportação.
O Projecto pretende contribuir para as empresas introduzirem novos métodos e técnicas que irão intensificar a capacidade competitiva, a visibilidade, o valor acrescentado e o reconhecimento dos “Azeites de Montanha”, bem como ajudar a explorar as oportunidades e novas tendências do sector olivícola, designadamente a crescente procura mundial por azeites de excelente e distinta qualidade.
Este projecto está a ser desenvolvido na sub-região estatística Beiras e Serra da Estrela (NUTS III), localizada no interior da Região Centro (NUTS II), junto à fronteira com Espanha.
Confina com o Douro a norte, a noroeste com Viseu e Dão-Lafões, a sudoeste com a Região de Coimbra e a sul com a Beira Baixa. É constituída por 15 municípios dos distritos de Castelo Branco e Guarda, representando uma superfície territorial de 6.305 Km2 e correspondendo a 22% do território da Região Centro.
Os municípios abrangidos são Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso, envolvendo 266 freguesias.