Procissões do Senhor da Cana Verde e do Enterro do Senhor marcam Semana Santa no Fundão

Santa Casa da Misericórdia do Fundão

A procissão do Senhor da Cana Verde com passagem pelas Ermidas, na Quinta-feira Santa, 28 de Março, e a procissão do Enterro do Senhor, na Sexta-feira Santa, 29 de Março, são os momentos de piedade popular que assinalam a Semana Santa, no Fundão.
Um concerto de Páscoa protagonizado pela Orquestra de Sopros e Coros da Academia de Música e Dança do Fundão, no Domingo de Ramos, 24 de Março, marcou o início das solenidades da Semana Santa no Fundão, promovidas pela Santa Casa da Misericórdia do Fundão.
As celebrações desta quita-feia, 28 de Março, começam às 19.00 horas com a Eucaristia da Ceia do Senhor com rito do Lava-pés. A partir das 21.00 horas, está programada a Procissão do Senhor da Cana Verde com passagem pelas Ermidas que se encontram na Igreja da Misericórdia, Capela de Santo António, Ermida de Nossa Senhora da Piedade na Avenida da Liberdade, Capela de Nossa Senhora da Conceição, Capela de São Francisco, Capela do Espírito Santo e Capela do Calvário.
Nesses pontos de visitação a Misericórdia do Fundão, Bombeiros Voluntários, Junta de Freguesia do Fundão, Associação Comercial do Fundão, Câmara Municipal, Escuteiros do Fundão e Abrigo de São José dinamizam quadros representativos da caminhada de Jesus até ao Calvário. É possível admirar os seguintes quadros: Judas recebe trinta moedas de prata; o julgamento; Cireneu ajuda a levar a cruz; Jesus é despojado de suas vestes; morte de Jesus; Jesus é descido da cruz e entregue a sua mãe; o túmulo.
Na Sexta-feira Santa, 29 de Março, a celebração da Paixão do Senhor será às 15.00 horas. A partir das 21.00 horas tem lugar a Procissão do Enterro do Senhor com início na Capela do Calvário, terminando na Igreja Matriz do Fundão.
O cortejo, às escuras e em silêncio é composto pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Fundão, seguido de archotes e matracas; cruz da penitência; pendão; estandarte da Misericórdia; bandeiras; esquife; bombeiros; Verónicas; Nossa Senhora; Guias de Portugal; Três-Marias; Anjos; São João; Escuteiros; Abrigo de São José; diversas bandeiras; Pároco; Provedor; Capelão da Misericórdia; entidades oficiais; Banda Filarmónica União de Santa Cruz e população. Esta procissão reúne perto de uma centena de irmãos da Santa Casa da Misericórdia do Fundão.
As solenidades da Semana Santa promovidas pela Santa casa da Misericórdia do Fundão e pela Paróquia do Fundão estão integradas na Quadragésima-Ciclo de Tradições da Quaresma, do Município do Fundão.
A Semana santa termina com a Vigília Pascal, na Igreja Paroquial, dia 30 de Março, a partir das 21.30 horas.

Notícias Relacionadas