Plano de promoção da eficiência no consumo de energia eléctrica nos Municípios

Cova da Beira
Plano de promoção da eficiência no consumo de energia eléctrica nos Municípios

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) através da Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, numa candidatura ao Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC) 2013-2014, promovida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), anunciou que vai implementar nos seus Municípios associados, mediadas de Optimização Energética no valor global de 750 mil euros.
A AMCB promoveu com o apoio da ENERAREA o desenvolvimento e realização de Auditorias Energéticas por forma a realizar um levantamento dos consumos de energia nos Municípios e com intuito de se implementarem acções/medidas nas infra-estruturas e edifícios. As medidas resultado das auditoria energéticas e candidatadas ao Plano de Promoção da Eficiência energética estão relacionadas com a instalação de balastros electrónicos, de sistemas de iluminação eficiente e solares térmicos em edifícios Municipais.
As medidas foram submetidas através de uma parceria da AMCB em representação dos seus Municípios associados e a ENERAREA, que foi quem realizou o levantamento conjuntamente com os técnicos das autarquias e que apresentou um Plano Global de Eficiência Energética tendo em conta os gastos energéticos dos municípios.
Segundo o Conselho Directivo da AMCB, presidido por José Manuel Biscaia, “os benefícios da implementação das medidas apresentadas resultam numa poupança de consumos energético de 1,907 TWh/ano, equivalentes a uma redução 893,00 toneladas de emissões de CO2”.

Notícias Relacionadas