Plano de Avaliação dos Recursos Hídricos junta município da Serra da Estrela

Contrato de parceria foi assinado na Guarda

Os municípios da Guarda, Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Manteigas e Seia assinaram um contrato de parceria para execução dos estudos relativos ao “Plano de Avaliação dos Recursos Hídricos do Parque Natural da Serra da Estrela”.
A sessão decorreu no dia 19 de Maio, na Sala António Almeida Santos, da Câmara Municipal da Guarda, e contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
O Presidente da Câmara da Guarda disse que “é fundamental considerar o estudo do recurso água, como factor de desenvolvimento sustentável para toda a região”. Sérgio Costa adiantou que “como autarcas temos de encontrar os instrumentos e as soluções para responder às necessidades das populações e proporcionar o aumento da resistência e da resiliência dos territórios”.
Ana Abrunhosa viu na assinatura deste contrato “um acto que representa um projecto inovador”. Na cerimónia que envolveu os presidentes da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa Celorico da Beira, Carlos Ascensão, da Covilhã, Vítor Pereira, de Gouveia, Luís Tadeu, de Manteigas, Flávio Massano, de Seia, António Luciano Ribeiro e do vice-presidente da APA, José Pimenta Machado., a Ministra disse que “esta é mais uma prova da vossa união por um bem maior”.
A gestão administrativa e executiva desta parceria é da responsabilidade do Município da Guarda, fazendo parte da mesma todos os Municípios signatários do contrato. O estudo tem como objectivos o planeamento e a gestão integrada dos recursos hídricos da totalidade da área do conjunto dos municípios do Parque Natural da serra da Estrela, como factor potenciador do desenvolvimento social e económico dos vários sectores de actividade com destaque para os sectores do abastecimento de água potável, agricultura, pecuária e florestas, hidroelectricidade, indústria e turismo.

Notícias Relacionadas