Projecto de intercâmbio “Europe for Citizens” juntou participantes de 17 países

Pinhel

Pinhel recebeu o projecto de intercâmbio Europe of Diversity – Integration and Socialization of Migrants”, de 6 a 8 de Abril, em que juntou participantes de 17 países.
Na recepção aos participantes, o Presidente da autarquia Rui Ventura lembrou que esta é “mais uma importante oportunidade para reflectir sobre o papel de cada um na construção de uma Europa mais justa e solidária”. Aos participantes, desejou “uma excelente jornada de trabalho, esperando que também aqui, em Pinhel, se sintam em casa”.
Tendo já integrado vários projectos do género, onde é o único parceiro em representação de Portugal, o Município de Pinhel assumiu o papel de anfitrião do encontro que juntou cerca de 40 participantes em representação de 17 países estados-membros da União Europeia.
O projecto em curso – “Europe of Diversity – Integration and Socialization of Migrants” teve início em 2021, na Bulgária, a que se seguiram dois encontros em Malta (um deles já em 2022), sempre com representantes da autarquia pinhelense a participar. Depois de Pinhel, haverá ainda mais dois encontros, um na Martinica (França) e outro na Hungria.
Transversal a todos estes intercâmbios é a temática das migrações e a importância de integrar e socializar aqueles que pelos mais diversos motivos procuram um país que não é o seu para viver e trabalhar.

Notícias Relacionadas