Pinhel inaugurou Biblioteca Municipal e Parque de Caravanismo, no Dia da Cidade

Pinhel | 25 de Agosto

Pinhel comemorou o Dia da Cidade, no dia 25 de Agosto, com a inauguração da Biblioteca Municipal e Parque de Caravanismo, bem como da Avenida António Escudeiro Valente e do Monumento às Vítimas da Covid 19. O programa, que assinalou o 252º aniversário da elevação de Pinhel à categoria de cidade, teve início, junto do edifício dos passos do concelho, com a hastear das bandeiras e a interpretação do Hino Nacional e do Hino de Pinhel pela Banda Filarmónica de Pinhel, e Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários Pinhelenses.
O Presidente do Município de Pinhel lembrou os investimentos realizados ao longo dos últimos nove anos. Rui Ventura falou também das obras e equipamentos que a autarquia inaugurou no feriado municipal, nomeadamente a Avenida António Escudeiro Valente e Monumento de Homenagem às Vítimas da Covid-19, bem como as novas instalações da Biblioteca Municipal Luís Augusto das Neves e do Parque de Caravanismo.
A Avenida António Escudeiro Valente surgiu para criar mais um acesso à cidade, beneficiando também os acessos ao Estádio Municipal e ao Centro de Bem-Estar Animal. A nova Avenida, com cerca de 270 metros de cumprimento, teve um investimento que rondou os 233 mil euros.
As vítimas da Covid têm agora um conjunto escultórico instalado no espaço verde em frente à Piscina Municipal coberta, da autoria do arquitecto António Saraiva. O monumento é também um gesto de reconhecimento e agradecimento do concelho de Pinhel a todos aqueles que estiveram na linha da frente do combate à pandemia.
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, marcou presença na inauguração da Biblioteca Municipal Luís Augusto das Neves e do Parque de Caravanismo.
A Biblioteca Municipal vai ocupar um edifício situado no perímetro do centro histórico. O projecto de recuperação e adaptação do edifício foi elaborado pelos Serviços Técnicos do Município. O investimento ronda os 490 mil euros, comparticipados em 85%, ao abrigo de uma candidatura ao PARU – Plano de Acção de Regeneração Urbana, programa que visa contribuir para a sustentabilidade dos territórios.
O programa oficial do Dia da Cidade terminou com a inauguração do Parque de Caravanismo, num terreno municipal existente ao lado da Piscina e do Multiusos. No espaço, com cerca de 10 mil metros quadrados, foram criados 20 lugares para acolher caravanas ou autocaravanas.
A intervenção resultou de um projecto desenvolvido pelos Serviços Técnicos do Município e o investimento rondou os cerca de 325 mil euros.

Notícias Relacionadas