Município inaugura Centro Intermodal Ayuntamiento de Guijuelo e Avenida Canotilho

Pinhel

O Município de Pinhel vai inaugurar o Centro Intermodal com ponto de interface entre Parque TIR e Mobilidade Pedonal de Pinhel, com o nome de Centro Intermodal Ayuntamiento de Guijuelo e a nova via de acesso ao Centro Intermodal e daí ao centro da cidade, que terá a designação de Avenida Professor Doutor José Joaquim Gomes Canotilho. A cerimónia está marcada para o dia 21 de Janeiro, às 15.00 horas.
A construção do Centro Intermodal com ponto de interface entre Parque TIR e Mobilidade Pedonal de Pinhel representa um investimento de cerca de um milhão e meio de euros.
Trata-se de uma obra que assenta na estratégia de requalificação urbana que a autarquia tem vindo a traçar para a cidade de Pinhel, incluindo a construção de uma nova avenida de acesso à cidade.
O Centro Intermodal dispõe de 18 lugares para estacionamento de viaturas pesadas (TIR) e 20 para viaturas ligeiras, permitindo que dois ou mais meios de transporte rodoviário possam levar as mercadorias de origem ao seu destino, evitando que veículos de grandes dimensões circulem pela cidade e fiquem estacionados em bairros habitacionais.
Este projecto assenta também no conceito da descarbonização que visa retirar trânsito automóvel dos centros urbanos e, desde modo, contribuir para a melhoria da qualidade do ar e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida dos residentes.
Por proposta do Presidente da Câmara ao Executivo Municipal, na reunião de 4 de Outubro de 2023, este equipamento terá a designação de Centro Intermodal Ayuntamiento de Guijuelo.
Na mesma reunião, o Executivo Municipal também aprovou a proposta de atribuição do nome do pinhelense José Joaquim Gomes Canotilho à nova avenida de acesso ao Centro Intermodal.
A avenida tem início junto à rotunda existente na confluência das Estradas Nacionais 221 (Guarda – Pinhel) e 324 (Pinhel – Almeida), acompanha a área do Centro Intermodal e vai até à Adega Cooperativa de Pinhel, podendo daqui seguir-se para o centro histórico da cidade.

Notícias Relacionadas