Município de Pinhel congratula-se pela nomeação de D. Manuel Clemente como Cardeal

> Região > Pinhel > Município de Pinhel congratula-se pela nomeação de D. Manuel Clemente como Cardeal
Jornal A Guarda

Igreja

No passado dia 4 de Janeiro, o Papa Francisco anunciou a nomeação cardinalícia de D. Manuel Clemente, que será criado Cardeal a 14 de Fevereiro. O presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, congratula-se por esta nomeação do actual Patriarca de Lisboa lembrando que, em 1999, D. Manuel Clemente foi nomeado por João Paulo II Bispo Auxiliar de Lisboa e Bispo Titular de Pinhel, tendo escolhido para lema do seu episcopado “In lumine tuo” (“Na tua luz”). Em 2007, Bento XVI nomeou-o Bispo do Porto, cargo que exerceu até ser nomeado Patriarca de Lisboa, em 2013.
O recente anúncio da nomeação de D. Manuel Clemente como Cardeal “confirma a importância do relacionamento histórico entre Portugal e a Igreja Católica e distingue o percurso de vida e de entrega de D. Manuel Clemente, considerado um dos mais profundos pensadores do País na actualidade”, lembra a autarquia de Pinhel.
Nesta ocasião, o Município de Pinhel recorda a última visita de D. Manuel Clemente a Pinhel, em Agosto de 2003, a fim de participar na apresentação pública do livro Diocese de Pinhel (1770-1882), Antologia Documental, da autoria de J. Pinharanda Gomes e Manuel Neves, com prefácio e dois artigos de D. Manuel Clemente, Bispo Titular de Pinhel entre 1999 e 2007 (edição do Grupo de Amigos do Manigoto com o apoio da Câmara Municipal de Pinhel). “Em boa hora decidiram J. Pinharanda Gomes e Manuel Neves publicar esta antologia documental sobre a extinta diocese de Pinhel. Boa hora, porque boas são as horas de recordação de coisas notáveis. Boa hora, porque tal recordação as perpetua no futuro”, é referido no prefácio de D. Manuel Clemente.

Últimas notícias

17 de Maio, 2024
Município de Seia assinala Dia Municipal do Bombeiro
17 de Maio, 2024
Jornal A GUARDA celebra 120 anos de história
17 de Maio, 2024
Fundação Nova Era Jean Pina ajuda instituições em Portugal e França
17 de Maio, 2024
Quercus atribui “Qualidade de Ouro” a dez praias da região da Guarda
17 de Maio, 2024
Jornada diocesana de pastoral familiar dedicada à caminhada sinodal

Notícias Relacionadas