Pinhel | 25 de Abril
O Miradouro da Faia, inaugurado no dia 25 de Abril, no concelho de Pinhel, está localizado na Faia, Freguesia de Vale do Côa, e é o primeiro de vários investimentos que o Município de Pinhel pretende concretizar no âmbito do projecto “Ver e Sentir o Falcão” que integra a construção de uma Falcoaria (em Pinhel, junto ao Castelo) e vários miradouros ao longo do curso do rio Côa, interligados entre si por caminhos a percorrer a pé e em comunhão com a Natureza.
A inauguração contou com a presença da Presidente da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno. “É realmente esmagadora a sensação que sentimos ao chegar a este local”, disse a responsável pela CCDRC que, apesar de já ter estado várias vezes em Pinhel, não conhecia esta zona do concelho e o encanto deste local. Mostrou-se rendida à beleza da paisagem e à vista que este equipamento proporciona do Vale do Côa.
Rui Ventura, Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, lembrou aos presentes que foi um técnico do Município que o levou um dia a este sítio e que foi desta visita que surgiu a ideia de ali criar um miradouro. O projecto do Miradouro foi desenhado por uma técnica do Município de Pinhel.
A autarquia adianta que “mais do que ambicioso, é um projecto que reforça a estratégia de aposta no sector do turismo tendo por base o aproveitamento dos recursos e, neste caso em particular, dos recursos naturais do concelho”.
No mesmo dia também foi inaugurada a Estação de Serviço de Apoio a Autocaravanas, na Estação de Serviço de Apoio a Autocaravanas.
Além da estação de serviço propriamente dita, o conjunto inclui instalações sanitárias que poderão ser usadas por visitantes.
O Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, disse que este investimento foi da responsabilidade da Junta de Freguesia que, tal como o Município, partilha a vontade de acolher da melhor forma quem visita o concelho e, de modo particular, o Vale do Côa.
No dia em que também foi inaugurado, na mesma Freguesia, o Miradouro da Faia, o Presidente da Junta, Albertino Tomé, estava naturalmente satisfeito, afirmando que o próximo sonho que gostaria de ver concretizado seria a abertura de um restaurante em Cidadelhe, talvez com o nome de “Saramago”, o Nobel da Literatura que também se deixou encantar por esta aldeia do concelho.