Pinhel
A Câmara Municipal de Pinhel aprovou, por unanimidade, a atribuição do nome José Joaquim Gomes Canotilho à nova avenida de acesso ao Parque Intermodal. A proposta foi apresentada pelo presidente da autarquia, Rui Ventura.
José Joaquim Gomes Canotilho nasceu em Pinhel a 15 de Agosto de 1941. Licenciado e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde é Professor Catedrático Jubilado, é desde há muito uma figura incontornável da história do Portugal Democrático. Foi distinguido com o Prémio Pessoa em 2003 e com a Comenda da Ordem da Liberdade em 2004.
“Não obstante a enorme projecção que a sua carreira académica e profissional lhe concedeu, a verdade é que o Professor Doutor Gomes Canotilho tem mantido ao longo da sua vida uma forte e próxima ligação à sua cidade, Pinhel, onde mantém casa, tendo ainda exercido durante vários anos funções de Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Adega Cooperativa de Pinhel”, refere a proposta remetida à Comissão de Toponímia e entretanto aprovada por unanimidade pelo Executivo Municipal. E acrescenta: “Desta forma, entende-se da mais elementar justiça que a sua Cidade lhe possa prestar uma singela mas sentida homenagem, atribuindo o seu nome à nova via de acesso à Cidade e que constitui também o principal acesso à Adega Cooperativa de Pinhel”.
O Presidente da Câmara Municipal, Rui Ventura, enalteceu o percurso do Professor e Constitucionalista, mas sobretudo o seu carácter afável e humanista, sublinhando a importância deste reconhecimento público a um dos mais ilustres pinhelenses da actualidade.