A Sessão Solene do Dia da Cidade, em Pinhel, que teve lugar no dia 25 de Agosto, ficou marcada pela atribuição Galardões Municipais a Pedro Machado, actual Secretário de Estado do Turismo, que entre 2013 e 2023 assumiu o cargo de Presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal; Álvaro Carvalho, Médico e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Álvaro Carvalho; Rodolfo Queirós, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (desde 2018); José Monteiro Vaz, Diretor do Agrupamento de Escolas de Pinhel (desde 2009); Luis Falcão Martín, Jornalista do El Espanõl.
Na ocasião também foi atribuída a Medalha Municipal de Distinção aos funcionários da autarquia, José Carlos Lopes Neves, encarregado geral que se aposentou em finais de junho deste ano, com 47 anos de serviço, e Alfredo Manuel dos Santos, coordenador técnico da área de Recursos Humanos, que irá aposentar-se no final deste ano com 50 anos de serviço.
As comemorações do feriado municipal tiveram início às 10.00 horas, em frente aos Paços do Concelho, com o Hastear das Bandeiras e a Sessão Solene. O Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, lembrou a importância deste dia e o que tem sido feito em prol da afirmação da cidade e do concelho.
No dia em que Pinhel comemorou o 254º aniversário, o Município também inaugurou a Falcoaria, equipamento que pretende ser mais um polo de atração de visitantes ao concelho e à região. A inauguração contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
O equipamento situa-se paredes meias com o Castelo de Pinhel e reforça o epíteto de “Cidade Falcão” atribuído a Pinhel com base na “história” (ou lenda?) segundo a qual o destacamento de Pinhel, presente na Batalha de Aljubarrota (1385), capturou o falcão de estimação de D. Juan, rei de Castela, tornando-se este no símbolo da ousadia e coragem dos pinhelenses que também mereceram elogios de D. João I, Mestre de Avis, responsável pela designação “Pinhel Falcão, Guarda-mor do Reino e Senhorios de Portugal”.
Integrada no projeto “Ver e Sentir o Falcão”, a Falcoaria é um equipamento destinado à criação e treino de aves de rapina, integrado em paisagem natural e envolvido por espaços verdes, sinónimo de conforto e tranquilidade.
A par dos espaços destinados a acolher as aves (habitações cobertas e semi-cobertas), o equipamento contempla espaços de demonstração de voo e treino ao ar livre, mas também uma sala de demonstração de voo e treino inserida no Edifício Museológico (dedicado à história e à arte da Falcoaria).