Passaporte Douro ‘On2Wheels’ desafia mototuristas à descoberta da região

Comunidade Intermunicipal do Douro

Homenagear o Douro e levar à descoberta da sua paisagem, cultura, património e gastronomia, inserindo-se na Capital Europeia do Vinho 2023, é o principal objectivo da primeira edição do Passaporte Douro ‘On2Wheels’. Esta iniciativa está marcada para 8 e 9 de Julho e desafia os mototuristas a percorrer 480 quilómetros, 19 municípios e três patrimónios da Unesco.
A Comunidade Intermunicipal do Douro adiantou que o Passaporte Douro ‘On2Wheels’ reaproveita as propostas do Passaporte Douro, um projecto criado pela comunidade intermunicipal para incentivar à descoberta de 76 pontos de interesse espalhados pelos 19 municípios.
Neste guia cabe “todo o Douro”: a área classificada como Património Mundial pela UNESCO, os rios, as vinhas em socalco, os miradouros, os monumentos, os museus, as igrejas históricas, e tudo aliado à história, à gastronomia e à promoção dos produtos locais.
No primeiro dia, 8 de Julho, o Passaporte Douro ‘On2Wheels’ arranca em Sernancelhe e termina em Murça, seguindo no dia seguinte até à meta, em Moimenta da Beira.
São 480 quilómetros, com passagem nos 19 concelhos da CIM Douro e três Patrimónios da Humanidade, o Alto Douro Vinhateiro, o Vale do Côa, e o barro negro de Bisalhães.
Os mototuristas passam pelo Castelo de Penedono, Museu do Côa, Congida, Basílica de Torre de Moncorvo, Museu do Vinho de São João da Pesqueira, Estação de Comboio do Pinhão, Espaço Miguel Torga, Busto do Soldado Milhões, Sé de Vila Real, Museu do Douro, Catedral de Lamego, Ponte da Ucanha e Adega Cooperativa do Távora, entre outros.
A ideia do Passaporte Douro ‘On2Wheels’ partiu de Vítor Soares, um entusiasta do mototurismo que foi o primeiro a completar o Passaporte Douro de moto, percorrendo os 76 pontos de interesse dos 19 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Douro.
Esta iniciativa envolve o Motoclube Carrazeda de Ansiães, Clube Automóvel de Lamego, Grupo Motard de Penedono, Motoclube Terras de Magalhães (Sabrosa), Clube Motard Os Tonéis (São João da Pesqueira), Motoclube São João da Pesqueira, Grupo Motard Os Amigos Binantes, Motard Clube Bonelli Riders (Vila Nova de Foz Côa), Clube Motard Senhora da Pena (Mouçós /Vila Real), Motoclube Rabelos do Asfalto (Tabuaço) e Motard Club Moncorvo.
A primeira edição tem uma vertente solidária, com parte das receitas das inscrições a reverter para uma associação do Douro que trabalha com crianças.
Esta iniciativa está inserida na Cidade Europeia do Vinho que envolve todo o Douro e os 19 municípios agregados na Comunidade Intermunicipal.

Notícias Relacionadas