As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Padre Tiago Pereira celebrou Missa Nova na terra natal

Fundão – Orca

No dia 10 de Julho, o Padre Tiago Pereira celebrou a Missa Nova na igreja matriz da Orca (Fundão) que se encheu de centenas de conterrâneos e amigos de paróquias onde estagiou como diácono. A cerimónia contou com a participação de cerca de duas dezenas de sacerdotes, que concelebraram, nomeadamente o pároco, Padre Gilberto Antunes, o Padre Fábio Pontífice – ordenado sacerdote no mesmo dia – o Padre José Geada e o reitor do Seminário da Guarda, Padre Paulo Figueiró, e ainda a presença dos vereadores da Câmara Municipal do Fundão, Alcina Cerdeira e Pedro Neto.
O novo sacerdote foi recebido de forma carinhosa e entusiasta na paróquia em que cresceu, com um magnífico tapete de flores e muitas palmas, sendo a celebração animada por vários coristas das paróquias a sul da Gardunha em que Tiago Pereira trabalhou.
As boas vindas foram dadas pelo pároco que referiu: “Hoje, jubilamos pelo dom do teu sacerdócio. É uma alegria sentida por todos nós e que partilhamos com a tua família, os teus amigos, a Diocese e a tua terra – a comunidade paroquial da Orca”. Lembrou que a Orca foi e é uma terra de vocações sacerdotais, por isso “a Orca hoje está em festa, porque mais um filho da terra se tornou sacerdote”. Terminou dizendo: “a paróquia da Orca, a tua comunidade, como expressão visível da igreja, também estará com muito orgulho sempre presente na tua vida através da oração, comunhão espiritual e amizade. E é com esse sentido de amizade, estima e fé que hoje te entregamos e consagramos o teu sacerdócio à Mãe de Jesus, que aqui honramos com muita devoção com o título de Nossa Senhora da Oliveira, e à intercessão de São Francisco de Assis, nosso padroeiro paroquial”.
Na primeira Eucaristia, que quis celebrar na sua terra Natal, o Padre Tiago Pereira, visivelmente emocionado, recordou e agradeceu a sua mãe, já falecida, estendendo os agradecimentos à família que sempre o apoiou, à Câmara Municipal do Fundão pela disponibilidade de transporte para deslocação de conterrâneos à ordenação sacerdotal na Guarda, aos seus colegas e amigos padres presentes, ao reitor do Seminário da Guarda e ao mentor que o orientou no seu percurso pastoral. Sendo o seu lema sacerdotal “Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele”, na homilia inspirou a Assembleia com a forma simples mas profunda com que tocou cada um dos presentes.
O Padre José Geada dirigiu algumas palavras ao novo sacerdote: “Em nome de todos os orquenses, quero dar os parabéns e felicitar o Padre Tiago e a sua família”. Recordou a sua ordenação ocorrida em 1963, num tempo em que na Orca se formaram muitos padres, e onde a Fé praticada no seio das famílias cristãs contribuía para o brotar de vocações religiosas.
No momento da apresentação dos dons, a paróquia fez a entrega ao novo sacerdote de um Cálice, de uma Patena e de uma imagem de São Francisco de Assis em madeira. No final da celebração o Padre Tiago recebeu os cumprimentos dos fiéis presentes.
Seguiu-se um jantar convívio oferecido pelo pai do novo sacerdote a toda a população e amigos, que se realizou no recinto de Festas.
Tiago David Santos Pereira foi ordenado sacerdote, no passado dia 3 Julho na Sé da Guarda, pelo bispo diocesano D. Manuel Felício, onde estiveram dezenas de amigos e familiares. A Orca conta, passados cinquenta e nove anos (o último a ser ordenado foi o Pe. José Geada, em 1963), com mais um filho da terra sacerdote. No século passado, a freguesia foi pródiga em dar padres à Igreja Católica (dez), muitos deles missionários, tendo em 1957 a Orca visto, no mesmo dia, três dos seus filhos serem ordenados sacerdotes.
José Manuel Ferro

Ler também:  Pinhel - Concurso de Fotografia Objetiva Pinhel 2024

Notícias Relacionadas