Segurança
A GNR está a realizar, até ao dia 23 de Setembro, a operação “Regresso às Aulas 2015”, com o objectivo de sensibilizar toda a comunidade escolar (alunos, encarregados de educação e professores) para diversas matérias relacionadas com a segurança.
“Pretende-se com estas acções de sensibilização identificar e relembrar às crianças e jovens os principais conselhos de segurança relativos ao ambiente escolar, bem como ao trajecto entre a sua casa e a escola. Além disso, serão também dirigidos conselhos aos encarregados de educação, no sentido de melhor identificarem comportamentos de risco das crianças e dos jovens, alertando-os ainda para a forma segura de fazer o seu transporte em veículos automóveis”, refere a GNR.
A operação “Regresso às Aulas 2015” pretende ainda divulgar o programa Escola Segura, através da apresentação de cada uma das equipas de militares da GNR que vão estar afectas às diversas escolas do país. No ano lectivo de 2014/2015, nos 5.460 estabelecimentos de ensino da zona de responsabilidade da GNR, foram realizadas 3.696 acções de sensibilização, tendo sido alcançados 707.010 alunos. Neste período, os furtos (91), as ofensas à integridade física (87) e as injúrias/ameaças (58), foram os crimes mais registados em ambiente escolar, pretendendo-se com estas acções prevenir a ocorrência deste tipo de criminalidade.
A GNR deixa, entre outros, os seguintes conselhos aos pais e encarregados de educação: conheça o horário escolar do seu filho; conheça os percursos que ele utiliza de ida e volta para a escola; conheça os nomes e contactos dos colegas e amigos mais próximos; fale regularmente com o seu filho no sentido de identificar e prevenir possíveis problemas; tenha especial atenção ao transporte de crianças, transportando-as sempre com cinto de segurança ou sistema de retenção para crianças adequado; tenha o contacto do militar da GNR da Escola Segura e, se detectar algum problema, informe-o. Já para as crianças deixa as sugestões: sempre que puderes desloca-te em grupo e não alteres os percursos de ida e volta para casa e evita caminhar por sítios pouco frequentados, isolados ou mal iluminados.