Segurança
A GNR está a intensificar, até ao dia 13 de Setembro, a fiscalização do uso do cinto de segurança e de sistemas de retenção para crianças (SRC), direccionando as acções para as vias onde as infracções por falta de uso dos dispositivos de retenção são mais frequentes. Durante a Operação Cintos de Segurança “Tispol – Seatbelt Operation”, iniciada no dia 7 de Setembro, serão realizadas 2.291 acções de fiscalização, com o envolvimento total de 4.940 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, no sentido de detectar e prevenir as infracções relacionadas com estas matérias.
Desde o dia 1 de Janeiro de 2015 até à presente data, registaram-se 22. 046 contra-ordenações pela não utilização de cinto de segurança e 1.597 pela não utilização dos SRC. Estudos internacionais demonstram que a utilização destes dispositivos reduz a ocorrência de ferimentos, ou a sua gravidade, nos ocupantes de uma viatura automóvel interveniente em acidente de viação, assinala a GNR.
A Operação Cintos de Segurança “Tispol – Seatbelt Operation” está a ser realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL – www.tispol.org/), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional.