Museu quer mostrar aspectos ligados à produção da Castanha

Aldeia do Bispo

O Museu da Castanha abriu as portas em Aldeia do Bispo, na Guarda, em Dezembro de 2006, para mostrar às gerações actuais aspectos ligados a uma produção que já foi a principal referência económica da Freguesia.
“A castanha foi o tema por nós escolhido para este Museu, para ser abordado de uma forma mais detalhada, repondo a importância que este fruto teve ao longo de muitos séculos, nas gentes de Aldeia do Bispo, a nível económico e social”, refere a Junta de Freguesia. E acrescenta: “Para o efeito, existe uma exposição permanente dedicada ao Ciclo da Castanha, a qual permite ao visitante, de uma forma muito simples e clara, acompanhar todo o percurso biológico deste precioso fruto do Outono”. Ali, é ainda possível conhecer toda a temática associada à castanha, nomeadamente na alimentação, na economia familiar, na medicina tradicional, na cultura, no artesanato, na tradição oral e lúdica.
O Museu da Castanha também tem a possibilidade de promover exposições temáticas de carácter temporário, no piso superior do edifício. Actualmente, fazem parte do seu acervo objectos de culto religioso, cedidos pela Comissão da Fábrica da Igreja de Aldeia do Bispo.

Notícias Relacionadas