Municípios receberam Galardão “Município Amigo da Juventude”

Encontro de Municípios Amigos da Juventude

O III Encontro de Municípios Amigos da Juventude, promovido pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), com o apoio do Município de Pinhel, decorreu no dia 26 de Maio, no Centro Logístico de Pinhel.
A iniciativa, que contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, registou a presença de cerca de 80 presidentes e vereadores de autarquias do continente e ilhas, e 218 técnicos municipais e jovens, num total de cerca de 300 participantes.
A Rede, fundada em 2020 pela FNAJ, e que conta actualmente com 161 Municípios já inscritos, é uma plataforma de contacto que pretende impulsionar a implementação de políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão dos e das jovens. Esta rede é pioneira na sua concepção e encontra-se assente em três eixos: estratégias de políticas de juventude, boas práticas municipais e sinergias de políticas locais de juventude.
A sessão de abertura esteve a cargo do presidente da FNAJ, Marco Santos, da vice-presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Selene Martinho, e do presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.
“Uma nova Agenda para as Políticas Locais de Juventude” foi o tema abordado ao longo da manhã, com as participações do Bastonário da Ordem dos Psicólogos, da Diretora do Departamento da Juventude do IPDJ, do Director da Agência Nacional Erasmus+ e, ainda, do Presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais.
Durante a tarde os trabalhos focaram-se na “partilha de boas práticas municipais” que culminou com a cerimónia de entrega da Bandeira e do Selo de “Município Amigo da Juventude”.
Dos 161 Municípios na Rede, 35 Municípios receberam o Diploma de Município Amigo da Juventude categoria 3 estrelas, 61 Municípios com a categoria 4 estrelas e 15 Municípios com a categoria de 5 estrelas.
O Município de Pinhel é membro fundador da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, fundada em 2020, tendo-lhe sido atribuído, em 2021, o título de “Município Amigo da Juventude”. A permanência do Município de Pinhel na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, “a maior rede de municípios comprometidos com os jovens”, foi validada por mais um ano.
O município da Guarda também viu renovada a sua presença na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude.

Notícias Relacionadas