Municípios assinam parceria para Plano de Avaliação dos Recursos Hídricos

Parque Natural da Serra da Estrela

Os municípios da Guarda, Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Manteigas e Seia assinam, esta sexta-feira, 19 de Maio, um contrato de parceria para execução dos estudos relativos ao “Plano de Avaliação dos Recursos Hídricos do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE)”. A sessão terá lugar na Sala António Almeida Santos, da Câmara Municipal da Guarda e contará com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
O estudo tem como objectivos o planeamento e a gestão integrada dos recursos hídricos da totalidade da área do conjunto dos municípios do PNSE, como factor potenciador do desenvolvimento social e económico dos vários sectores de actividade com destaque para os sectores do abastecimento de água potável, Agricultura, Pecuária e Florestas, Hidroelectricidade, Indústria e Turismo.
A gestão administrativa e executiva desta parceria é da responsabilidade do Município da Guarda, fazendo parte da mesma todos os Municípios signatários do contrato. Ainda no seguimento deste acordo de parceria será criada uma estrutura de acompanhamento para a qual serão convidados a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, a Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, as Associações de Produtores Agrícolas, as Entidades do Sector de Turismo, as Estruturas pertencentes ao Sistema de Investigação Científica e Tecnológica e as Entidades Gestoras de Redes de Distribuição de Água.

Notícias Relacionadas