Alvendre
A inauguração de um monumento marcou as comemorações dos 800 anos de atribuição da Carta de Foro à paróquia e freguesia de Alvendre, no concelho da Guarda. No âmbito das comemorações foi também inaugurada a nova sede da Junta de Freguesia e o novo Salão de Convívio.
Para assinalar a efeméride, o Bispo da Guarda presidiu à celebração da Missa em que concelebrou o Bispo de Aveiro, o pároco e vários sacerdotes. Recorde-se que D. António Moiteiro, agora bispo de Aveiro, foi pároco de Alvendre na mesma altura em que esteve na paróquia de S. Miguel da Guarda.
O Pároco, José Geada, explicou ao jornal A Guarda que a celebração contou com a presença de muitas pessoas. “Veio gente da América de propósito para participar na festa”, referiu.
Na homília da Missa, D. Manuel Felício recordou a história da paróquia de Alvendre, desde a criação até ao presente.
No final da celebração foi inaugurado um monumento, em granito, da autoria de Mário Carvalho, em que se faz “alusão às herdades dadas aos povoadores de Alvendre e ao compromisso, do então Bispo da Guarda, D. Martinho Pais, para construir a igreja cujo padroeiro seria São Martinho”. O monumento está localizado no jardim existente nas imediações da igreja paroquial e foi encomendado pela Paróquia e pela Junta de Freguesia de Alvendre “para assinalar os 800 anos da criação da paróquia e da freguesia”.
Para perpetuar a data, o pároco José Geada publicou “São Martinho do Alvendre – Notas sobre a Paróquia do Alvendre (Séc. XIII – Séc. XX)”, com o resumo da história da paróquia do Alvendre.
O Presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, que também se associou às comemorações, inaugurou a nova sede de freguesia e o salão de convívio.