No passado fim-de-semana, dias 17 e 18 Maio, o castelo da Aldeia Histórica de Marialva, acolheu a recriação de um Mercado Medieval, organizada pela Câmara Municipal de Mêda, pelo Agrupamento de Escolas do Concelho de Mêda e pela Associação Arqueiros D’el Rey.
Durante os dois dias, quem visitou marialva teve oportunidade de recuar no tempo e observar no local algumas das vivências e ofícios existentes na época, assim como assistir aos sempre emocionantes duelos entre cavaleiros, demonstrações de tiro com arco, entre outras encenações, num recurso patrimonial tão singular como o Castelo de Marialva, classificado como Monumento Nacional.
O presidente da Câmara Municipal de Mêda, Anselmo Sousa, considera que a realização deste tipo de eventos faz todo o sentido, “uma vez que recordar a história é viver o presente”. Segundo o autarca, a autarquia entendeu “prolongar uma vez mais a parceria com o Agrupamento de Escolas uma vez que deste modo incutimos nos alunos a importância da preservação das tradições, inserindo para além dos alunos toda a comunidade educativa neste objectivo de promover e divulgar este valiosíssimo património que é Marialva”.
O programa do Mercado Medieval incluiu, entre outros momentos, um cortejo régio de recepção ao emissário D’el Rey, captura e julgamento do ladrão bastardo das posses e pertences da pobre viúva encalhada, comeres e beberes nas tavernas do burgo, saída às vielas do burgo do indignado e exaurido Conde de Marialva acompanhado de sua hoste e folias no terreiro ao som das gaitas e dos bombos acompanhadas de jograis e ministrais. Durante os dois dias também se realizaram mostras de armas, bailias e folguedos, demonstração de tiro com arco, saltimbancos e jograis.