As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa no Congresso Nacional das Misericórdias

Fundão

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai debater o “o futuro do idoso, no Congresso Nacional que tem início hoje (2 de Junho) e termina no próximo sábado (4 de Junho), no Pavilhão Multiusos do Fundão.
“Como vão ser os próximos 25 anos? O que vai significar “ser velho”? Quais as principais fragilidades do processo individual de envelhecimento? Como integrar melhor as respostas sociais de todas as áreas, da saúde à segurança social?”, são alguns dos assuntos em análise no 12.º Congresso Nacional das Misericórdias Portuguesas.
“Misericórdias: marca de solidariedade”, é o tema para os dias de congresso nacional que conta com a presença do primeiro-ministro português, António Costa, na sessão de abertura, e do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no encerramento, respectivamente a 2 e 4 de Junho.
A abertura e o encerramento do congresso vão contar também com a participação do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, e do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, respectivamente.
No último dia, antes do início dos trabalhos no Pavilhão Multiusos do Fundão, os participantes são convidados a apanhar cerejas, na Gardunha.
O encerramento do Congresso Nacional vai reflectir a “sustentabilidade e inovação” do sistema de cuidados integrados, com o tema ‘Fundos comunitários, inovação e solidariedade’ e assinalar os ‘500 anos da Santa Casa da Misericórdia do Fundão’, numa cerimónia presidida por Marcelo Rebelo de Sousa.
De acordo com a organização, durante o encontro vão estar presentes o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, e três Secretários de Estado (para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, da Segurança Social, Cláudia Joaquim, e da Saúde, Manuel Delgado).
A União das Misericórdias Portuguesas informa que o 12.º Congresso Nacional já “atingiu a sua capacidade máxima de inscrições, no dia 17 de Maio”.

Ler também:  Penamacor - Exposição “Coleções de pintura de Joaquim Matos de Jesus e da Casa das Margaridas”

Notícias Relacionadas