Manteigas
O Município de Manteigas preside à Associação Geopark Estrela, sucedendo ao Instituto Politécnico da Guarda, que liderou a instituição desde a sua fundação, em 2016. Nas eleições realizadas, no dia 2 de Janeiro, na Câmara Municipal da Guarda Flávio Massano, em representação do Município de Manteigas, passou a presidir a esta associação que abrange os municípios de Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia.
Na direcção da Associação Geopark Estrela também têm assento os representantes das Câmaras da Covilhã (vice-presidência) e de Gouveia (tesoureiro).
A Assembleia Geral é presidida por Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda e o Conselho Fiscal por Luciano Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Seia.
Ao assumir o cargo “com orgulho e satisfação, mas também com elevado sentido de responsabilidade”, Flávio Massano quer “dar continuidade a este trabalho e aprofundar ainda mais a ligação entre a Serra da Estrela e as pessoas que nela vivem e a visitam, tornando a marca Estrela Geopark como um activo aglutinador de vontades e de estratégias comuns extensíveis aos nove municípios que o integram.”
O autarca de Manteigas agradeceu a todos os autarcas dos municípios que integram a Associação Geopark Estrela “o voto de confiança e também ao IPG que, desde a sua fundação, liderou os destinos desta associação tão importante e relevante para todo o território”.
Esta associação pretende contribuir para a protecção, valorização e dinamização do património natural e cultural, com especial ênfase no património geológico, numa perspectiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico, fomentando o turismo e o desenvolvimento sustentável do território do Geopark Estrela.
A Associação Geopark Estrela, criada em 6 de Maio de 2016, tem sede no Centro de Energia Viva de Montanha, em Manteigas.
O território do Geopark Estrela abrange uma área total de cerca 2.216 km2, onde residem aproximadamente 170 mil habitantes.
O Estrela Geopark foi classificado em 2020 como Geopark Mundial da Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).