Moção defende manutenção das Extensões de Saúde em Sameiro e Vale de Amoreira

Manteigas

A Assembleia Municipal de Manteigas aprovou uma moção que defende a manutenção em funcionamento das Extensões do Centro de Saúde de Manteigas em Sameiro e Vale de Amoreira.
A moção, aprovada por unanimidade, foi apresentada pelo Grupo Municipal do PPD/PSD na Assembleia Municipal de Manteigas.
O documento refere que “tendo em consideração que as freguesias de Sameiro e Vale de Amoreira, do município de Manteigas, fazem parte integrante do território nacional, é de primordial importância que se garanta, por parte do Estado Central o cumprimento do estipulado na Lei fundamental da república Portuguesa”, no que se refere ao direito dos cidadãos à saúde.
A moção lembra que “o previsível encerramento das extensões do Centro de Saúde de Manteigas naquelas duas freguesias (Sameiro e Vale de Amoreira) vai aumentar ainda mais as suas dificuldades, tendo em consideração a percentagem de população idosa e com dificuldades de locomoção”. Esta situação também é agravada pela “falta de transportes públicos entre estas duas freguesias e a sede de concelho”.
Perante os dados apresentados o Grupo do PSD na Assembleia Municipal de Manteigas “exige que se mantenham em funcionamento as supra referidas extensões do Centro de saúde Manteigas”. O documento também dá conta da necessidade de colmatar a falta de médicos no Centro de Saúde de Manteigas.
A moção, aprovada no dia 28 de Abril, foi enviada ao presidente da república, ao Primeiro-Ministro, ao Presidente da Assembleia da República, ao Ministro da Saúde, a todos os grupos parlamentares da Assembleia da República, à ULS da Guarda e à comunicação social.

Notícias Relacionadas