Iniciativa da ADRUSE e da Caixa de Crédito Agrícola
A ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela e o Crédito Agrícola da Serra da Estrela apresentaram recentemente uma linha de crédito que pretende apoiar novos projectos a implementar no território de intervenção da ADRUSE.
“No dia em que se comemora o dia da Europa, na semana do Desenvolvimento Local (iniciativa promovida pela Federação Minha Terra, da qual a ADRUSE é associada), e nos 23 anos da ADRUSE (3 de Maio de 1991), lançamos uma Linha de Crédito para a Serra da Estrela, de apoio e incentivo à promoção do espírito empreendedor”, referiu Carlos Filipe Camelo, presidente do Conselho de Administração da ADRUSE, na cerimónia de apresentação do projecto.
Enquanto associado fundador, a Caixa de Crédito Agrícola desde o primeiro momento apoiou as diversas iniciativas da ADRUSE, frisou Carlos Filipe Camelo realçando que “a presente linha de crédito é mais um incentivo à fixação de novos negócios na área de intervenção da ADRUSE, direccionada aos jovens e às pessoas em situação de desemprego, de resto, uma das áreas privilegiadas da acção da Associação”.
No seio desta parceria a ADRUSE prestará apoio técnico aos empreendedores interessados em recorrer à linha de crédito, apoiando-os na consolidação dos projectos, desde a ideia até à sua formalização.
José Fernando Tomás, da Caixa de Crédito Agrícola da Serra da Estrela recordou o aparecimento da ADRUSE e disse que a circunstância das duas entidades partilharem o mesmo território de intervenção, aproxima a estratégia de actuação. “Até parece que a ADRUSE e a Caixa de Crédito Agrícola da Serra da Estrela são a mesma entidade e, mesmo sem formalismos, o Crédito Agrícola nunca deixou de apoiar os promotores de projectos. Nunca deixou de estar presente. Sendo o Crédito Agrícola da Serra da Estrela um banco regional é de todo importante criar linhas específicas para esta região. Assim esta linha de crédito apresenta-se como uma medida de discriminação para um território rural, que queremos que cresça e que se desenvolva”, afirmou o responsável. Acrescentou que “a presente linha de crédito faz ainda mais sentido no apoio a negócios promovidos por jovens empreendedores no território da Serra da Estrela”.
O lançamento da Linha de Crédito para o território da Serra da Estrela, foi incluído no programa da primeira edição da “Semana do Desenvolvimento Local” uma iniciativa da Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, em conjunto com os seus associados e que pretendeu constituir-se como uma mostra da diversidade de intervenções realizadas por estas associações em meio rural, um pouco por todo o país.