As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Jornadas sobre Tecnologia e Saúde colocam IPG no calendário nacional e internacional

VIII Jornadas Nacionais decorreram na sexta-feira, na Guarda

A aposta feita nas Jornadas sobre Tecnologia e Saúde “colocou já o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) no calendário nacional e internacional das realizações congéneres, ou das áreas temáticas aqui apresentadas”, afirmou Constantino Rei, presidente do IPG, na sessão de abertura das VIII Jornadas Nacionais sobre aquela temática, realizadas na sexta-feira, dia 17 de Abril.
Na sessão de abertura dos trabalhos, que decorreram no Auditório dos Serviços Sociais, o presidente do IPG considerou que se continua a privilegiar o envolvimento directo das Escolas Superiores que integram aquele Instituto e, nesta área em especial, as Escolas Superiores de Saúde e de Tecnologia e Gestão. “Isto tendo em mente a consolidação da matriz destas Jornadas e sobretudo a importância da divulgação daquilo que existe de mais expressivo ao nível das tecnologias aplicadas à saúde, e no caso vertente em torno do eixo temático saúde, cooperação e inovação. E porque queremos inovar, cooperar, afirmar a qualidade, a excelência, transmitir aos nossos formandos a necessidade de saber e saber fazer, consideramos de grande importância o diálogo entre investigadores e profissionais de saúde. Este diálogo é também desejado bem com as estruturas/instituições a que estão ligados esses profissionais, sejam unidades de saúde e centros hospitalares, empresas ou estruturas de investigação”, disse.
Constantino Rei afirmou ser fundamental a divulgação de projetos, de soluções tecnológicas concebidas nas instituições de ensino superior, de forma a aprofundar-se a desejada interacção entre este nível de ensino e as empresas vocacionadas para a área das tecnologias aplicadas à saúde. “Simultaneamente, temos assistido, ao longo dos anos, a um crescente interesse por parte de investigadores, docentes, profissionais de saúde e estudantes das áreas em debate, numa abrangência que é digna de realçar”, acrescentou. Segundo o responsável, “este interesse está traduzido no significativo número de submissões de trabalhos, oriundos quer do território nacional, quer de outros países, nomeadamente Espanha”.
Os trabalhos iniciaram-se pelas 9.30 horas, com a sessão de abertura, e durante o dia foram apresentadas, entre outras, comunicações sobre “WCARE – Sistema de teleassistência e monitorização” (Carlos Brigas), “Tecnologias de acesso a Smartphones” (Nuno Pinto), “NurSUsTOOLKIT: A Teaching and Learning Resource for Sustainability in Nursing” (Luisa Gáscon), “Técnicas de inteligência computacional na previsão de crises epilépticas” (César Teixeira, Universidade de Coimbra), “Plataformas de interações medicamentosas online ao serviço dos profissionais dos Cuidados de Saúde” (Pedro Henriques), “Educador não fuma! Intervenção comunitária com alunos do ensino superior em prevenção tabágica” (Jorge Bonito, Universidade de Évora), “Nuevos cursos con contenidos didácticos interactivos para satisfacer las necessidades formativas de los enfermeros especializados en cirugía minimamente invasiva” (Jose Blas Carrasco, Espanha), “Estrutura de Idoneidade”, (Francisco Madeira Mendes /Ordem dos Enfermeiros) e “Caraterização das tentativas de suicídio no Serviço de Urgência do Hospital Sousa Martins” (Mário Gomes dos Santos).

Ler também:  Seia - Restaurante “A Escola” do IPG recria culinária de todas as regiões do país

Notícias Relacionadas