Jornadas Europeias do Património no Museu de Lanifícios

Covilhã

O Museu dos Lanifícios, na Covilhã, vai assinalar as Jornadas Europeias do Património que, este ano, têm como tema “Património Vivo”.
O programa, nos dias 22 e 23 de Setembro, pretende celebrar o património da lã, um património vivo em múltiplas acepções.
São propostas visitas livres gratuitas ao Museu de Lanifícios e à Exposição 4ºs. Encontros Ibéricos ‘Peninsulares’ | Arte Têxtil Contemporânea, nos dias 22 e 23 de Setembro.
Também são propostas algumas actividades que lembram a singularidade do património industrial da lã e evocam a Covilhã Cidade Fábrica desde sempre ligada aos lanifícios.
Assim, para o dia 22 de Setembro, com o apoio de parceiros do projecto REVIVE, das 10.00 às 12.00 horas é sugerida uma visita guiada ao Património Industrial e à Indústria Viva da Ribeira da Goldra, com Isabel Costa (Burel Factory) e Rita Salvado (Museu de Lanifícios); das 14.30 às 16.30 horas, o laboratório têxtil “A biotecnologia têxtil como ferramenta para a preservação e reutilização de desperdícios de lã”, no DCTT/UBI, com Isabel Gouveia, Cláudia Mouro e Ana Paula Gomes (FibEnTech/UBI)
No dia 23 de Setembro aas propostas passam por uma visita guiada ao Museu de Lanifícios – Real Fábrica de Panos e Real Fábrica Veiga, com Rogério Cunha (Museu de Lanifícios), das 11.00 às 13.00 horas; uma Oficina Têxtil «Cardado Covilhã DesaFIOS» na Real Fábrica Veiga, com Andreia Félix (Museu de Lanifícios), das 14.30 às 16.30 horas; e um Circuito em rede «Da Real Fábrica Veiga à Fábrica António Estrela / New Hand Lab», num percurso pedestre até à Ribeira da Carpinteira, com beberete de convívio na New Hand Lab, com Francisco Afonso (New Hand Lab) e Rita Salvado (Museu de Lanifícios), das 17.30 às 20.00 horas.

Notícias Relacionadas