Jornadas de Religiosidade Popular sobre “Cultos e Romarias na Raia Ibérica”

Penamacor

O Município de Penamacor, através do Museu Municipal e em parceria com a Universidade de Salamanca, o Instituto de Investigações Antropológicas de Castela e Leão de Salamanca e a Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, vai realizar a segunda edição das Jornadas de Religiosidade Popular.
A edição deste ano vai decorrer nos dias 19 e 20 de maio, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia, contando com a participação de investigadores dos dois lados da raia, portuguesa e espanhola, sobre a temática.
Sob o mote “Cultos e Romarias na Raia Ibérica”, esta iniciativa pretende estabelecer uma abordagem académica sobre os cultos regionais e locais, valorizar os estudos das romarias e manifestações culturais populares neste território e preservar a memória como ato de salvaguarda do património cultural identitário da região. Mais que um evento académico pontual, estas jornadas resultam do trabalho e do esforço que tem vindo a ser feito para centrar territórios “descentralizados” nas diversas áreas de estudo e do saber sapiencial das ciências sociais e humanas.
O programa conta, além de várias apresentações sobre a temática em causa, com a participação de representações dos cancioneiros populares ligados à Senhora do Incenso de Penamacor, S. João Baptista de Lavacolhos, Senhora das Dores do Paúl e Nossa Senhora do Leite de Penha Garcia.

Notícias Relacionadas