As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Indra colabora no Concurso Robô Bombeiro

Guarda

A multinacional de consultoria e tecnologia Indra anunciou que vai colaborar na 13.ª edição do Concurso Nacional de Robótica do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). Pelo segundo ano consecutivo, a Indra apoia a iniciativa do IPG que tem como objectivo promover a Robótica no seio académico enquanto tecnologia chave do século XXI e proporcionar um evento onde estudantes e professores possam usar a robótica como uma ferramenta educativa, capaz de levar os estudantes a adquirir competências científicas e técnicas, assim como outras competências transversais, por vezes difíceis de adquirir em sala de aula.
A 13.ª edição do Robô Bombeiro realiza-se na Guarda, a 4 de Julho, sendo organizado anualmente, desde 2003, por docentes da Unidade Técnico-Científica de Informática do IPG. O concurso põe à prova pequenos robôs móveis e autónomos com a missão de encontrar e apagar um incêndio, simulado por uma vela, num modelo de uma casa formado por corredores e quartos. Nas edições anteriores participaram algumas das mais prestigiantes universidades e instituições académicas nacionais, contudo, este ano, o concurso estará também aberto à participação de instituições de ensino espanholas.
Com este apoio, a Indra explica que pretende reforçar o seu contributo na dinamização de projectos que tenham como objectivo a divulgação da Ciência e da Tecnologia e que ajudem a potenciar uma cultura científica de desenvolvimento, investigação e inovação no seio das entidades de ensino, com claros benefícios para o país e sociedade.
Nuno Guilherme, Director Geral da Indra refere que “a Indra, enquanto multinacional de consultoria e tecnologia líder na Europa e na América Latina, pretende ter uma relação de proximidade com a inovação made in Portugal, apoiando projectos que premeiem o desenvolvimento de uma cultura científica de desenvolvimento, investigação e inovação no seio das escolas nacionais”.
Sobre o patrocínio da Indra ao evento, Carlos Carreto, porta-voz da Comissão Organizadora do projecto Robô Bombeiro declara que “é um apoio muito importante que nos permite continuar a evoluir o concurso tanto nos aspectos científicos e pedagógicos, como na sua projecção a nível nacional e internacional”.

Ler também:  Celorico da Beira - Comando Territorial da GNR da Guarda celebrou Dia da Unidade

Notícias Relacionadas