As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Habitantes estão contra ampliação de parque eólico

Malcata

Os habitantes da Freguesia de Malcata, no concelho do Sabugal, estão contra a ampliação de um parque eólico na sua área geográfica, por considerarem que está em causa a sua qualidade de vida e o seu bem-estar.
De acordo com Amílcar Fernandes, porta-voz do Movimento Malcata Pro-Futuro, que representa a população, o projecto de Sobreequipamento do Parque Eólico de Penamacor 3B, previsto para ocupar áreas das Freguesias de Malcata e de Meimão (no concelho de Penamacor), contempla a construção de 6 novos aerogeradores que vão juntar-se aos 19 existentes. Os habitantes consideram que o processo relativo ao parque eólico, que está previsto ficar com um total de 25 aerogeradores, apresenta “enormes fragilidades, que se adicionam, todas em prejuízo da população de Malcata”. Também assumem que está em causa “o seu supremo bem-estar”, a sua qualidade de vida e o futuro da aldeia que tem no sossego a sua “maior riqueza”. “As gentes de Malcata já dão, com os 19 aerogeradores, uma contribuição significativa para a estratégia nacional de combate às alterações climáticas, sem contrapartidas económicas para a microeconomia local, e têm todo o direito de continuar a viver, condignamente, na sua terra”, considera o Movimento Malcata Pro-Futuro.
O Movimento já enviou 3 abaixo-assinados à Agência Portuguesa do Ambiente e uma exposição ao Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.

Notícias Relacionadas