Sistema Interno de Garantia da Qualidade do IPG obtém certificação

Guarda – Ensino

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior certificou o Sistema Interno de Garantia da Qualidade do IPG – Instituto Politécnico da Guarda pelo seu período máximo, ou seja seis anos. Esta acreditação foi obtida após avaliação de vários critérios, destacando-se a política institucional, a abrangência e eficácia dos procedimentos e estruturas e, ainda, a participação das partes interessadas, internas e externas, nos processos de garantia da qualidade.
Joaquim Brigas, presidente do IPG considera que “este reconhecimento é a confirmação de que estamos a cumprir a nossa missão de sermos uma instituição de referência com elevados padrões de qualidade nas ofertas formativas, nos serviços e nos projectos de desenvolvimento regional”. E acrescenta: “Através de um processo transparente, este escrutínio da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior é fundamental para as instituições que pretendem aumentar o seu desempenho global e a sua vantagem competitiva”.
O presidente do IPG diz que esta certificação reforça a notoriedade do Politécnico da Guarda junto dos parceiros e das entidades externas. “Estamos motivados para a criação de novas ofertas formativas e para o desenvolvimento de projectos em parceria com associações, instituições e empresas regionais e nacionais”, refere.
O processo de certificação teve início em 2020 e trata-se de um procedimento dividido por fases, nomeadamente pela visita de uma Comissão de Avaliação Externa da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, pela elaboração de relatórios de auto-avaliação e de follow-up com informação sobre a implementação de medidas, resultados e evolução do Sistema Interno de Garantia da Qualidade.
O Sistema Interno de Garantia da Qualidade do IPG tem a função de garantir a qualidade e a melhoria contínua da instituição, no âmbito da sua área de actuação e dos eixos estratégicos, contribuindo decisivamente para o cumprimento da sua missão: o ensino e a aprendizagem, a investigação e o desenvolvimento, a colaboração interinstitucional e com a comunidade, a internacionalização, as políticas de gestão do pessoal e os serviços de apoio.

Notícias Relacionadas