Solidariedade – Guarda
A inauguração da ampliação e requalificação o Lar da Santa Casa da Misericórdia da Guarda, uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), teve lugar no dia 12 de Janeiro, com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. Nas obras realizadas neste equipamento houve um investimento de 3,3 milhões de euros para acolher 75 pessoas.
Na Guarda, a ministra também visitou o Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS), um centro protocolar de âmbito ibérico que ambiciona ser de referência a nível europeu.
“É a partir do interior que se está a construir um projecto desta dimensão ibérica com ambição de ser uma referência a nível europeu”, disse Ana Mendes Godinho.
A ministra que participou no arranque de um conjunto de projectos e de instrumentos que têm como objectivo final capacitar 13 mil pessoas nos próximos dois anos, destacou “a capacidade de concretização” do CEIS de implementar no terreno desde Abril do ano passado, altura em que foi criado, um conjunto de acções desenhadas em parceria com os vários sectores, como a formação dos dirigentes da economia social.
Na ocasião, o CEIS lançou o portal do CEIS, apresentou o plano de formação e deu início à Academia para Dirigentes e Técnicos da Economia Social.
O CEIS, que tem como director executivo Nuno Silva, é um centro protocolar de âmbito ibérico, que resulta de uma parceria entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, a Confederação Portuguesa de Economia Social, o Centro de Estudos Ibéricos e o Instituto da Segurança Social, bem como entidades congéneres de Espanha.
No mesmo dia, no Fundão, a ministra participou na inauguração do Hotel Sénior Príncipe da Beira e a creche da Santa Casa da Misericórdia do Fundão. O investimento no Hotel Sénior foi de 7,6 milhões de euros para 104 lugares em ERPI.