Reunião intermunicipal das cidades parceiras da rede CircularNet

Guarda

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, acolheu a última reunião intermunicipal das cidades parceiras da rede CircularNet, nos dias 3 e 4 de Maio. O encontro teve como tema “Economia para a circularidade”.
Durante a reunião o município da Guarda deu a conhecer a dinâmica das hortas urbanas existentes no centro da cidade, expôs e explicou os equipamentos disponíveis à população para o desenvolvimento de um sistema de recolha de proximidade de biorresíduos.
No segundo dia os trabalhos decorreram na freguesia dos Meios com a reflexão sobre o papel na economia circular do concelho e com a demonstração da estrutura turística dos Passadiços do Mondego e o seu papel no desenvolvimento do ecoturismo local.
A reunião permitiu fomentar a aprendizagem colectiva através do intercâmbio de problemas, soluções e experiências entre municípios.
O projecto CircularNet integra a Rede INC2 – Rede Portuguesa das Cidades Circulares, sendo parceiros desta rede os municípios de Guarda, Figueira da Foz, Arcos de Valdevez, Vila Nova de Famalicão, Monforte, Moura, Tavira e Praia da Vitória. A iniciativa defende a transformação das cidades através de uma economia circular ao nível da reciclagem e recolha de resíduos, dos padrões de consumo e das fases de produção, em elementos da dinâmica urbana existentes nos municípios com potencial para gerar valor, criação de emprego e redução do impacto ambiental.

Notícias Relacionadas