Programação de Setembro com teatro, música, cinema, instalações e um projecto de teatro na escola

Teatro Municipal da Guarda

No arranque da nova temporada do Teatro Municipal da Guarda há teatro, música, cinema, instalações e um projecto de teatro na escola. Para esta quarta-feira, dia 13 de Setembro, estava programada a apresentação da nova produção teatral da companhia Trigo Limpo Teatro Acert, numa encenação de José Rui Martins: “Frida Kahlo, A Filha da Grande Manhã”.
No sábado, dia 16, sobe ao palco do Grande Auditório o jovem e promissor talento da música portuguesa, Gustavo Reinas, o vencedor do programa televisivo The Voice Portugal que tem raízes familiares na Guarda. No dia 19, a proposta do Cineclube da Guarda vai para o filme “Alcarràs”, um drama da realizadora espanhola Carla Simón, que foi apresentado no Festival Internacional de Berlim.
O Café Concerto do TMG recebe, no dia 22, pela primeira vez na Guarda, a banda rock/metal albicastrense The Halfzeimers; no dia 29, o projecto Raia, da autoria de António Bexiga, reconhecido mestre da viola campaniça, instrumento tradicional português; e no dia 30, o músico guardense Rogério Cardoso Pires apresenta o seu segundo disco a solo, intitulado “Berlin”. Os espectáculos no Café Concerto são às 22.00 horas.
No dia 27 de Setembro, haverá um espectáculo que junta a música e o teatro e que é uma homenagem à diva do Fado, Amália Rodrigues, com “Assim Devera eu Ser”. O espectáculo conta com a interpretação das cantoras e actrizes Celina da Piedade, Catarina Moura e Sara Vidal. O espectáculo, que acontece no Pequeno Auditório, contará com duas sessões: para escolas às 14.30 horas – mediante inscrição prévia – e para o público em geral, às 21.30 horas.
Em Setembro, no dia 30, sábado, há também o regresso da iniciativa Famílias ao Teatro, mas com duas sessões às 11.00 e às 16.00 horas, do espectáculo “De Lá Para Cá”, pelo Teatro Plage. Iniciativa para bebés e crianças dos 6 meses aos 3 anos, acompanhados pelos pais ou familiares, e que explora a amizade das crianças com os animais, juntando teatro, dança e música.
Na Galeria de Arte do TMG, entre 28 de Setembro e 18 de Novembro, ficará patente uma original e surpreendente instalação audiovisual interactiva, intitulada “Ovelhas à Solta – Maestras do Carrilhão”, da autoria de João Louro e Pushkhy, dois artistas visuais guardenses. Trata-se de uma peça de linguagem transmédia composta por um carrilhão de campainhas e chocalhos, e que representa uma homenagem à actividade do pastoreio das profundezas do mundo rural da região da Guarda.
Ainda em Setembro, o Município da Guarda, através do TMG, dá início ao projecto “Teatro na Escola”, desenvolvido pelo actor e encenador Daniel Rocha, junto dos alunos dos Agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e Sé. Este projecto de formação teatral tem um formato de longa duração, terminando com o ano lectivo, em Junho de 2024.

Notícias Relacionadas